REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
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dc.creatorPolidoro, Lurdes Fátima-
dc.contributor.advisor1Guerriero, Silas-
dc.date.accessioned2016-04-25T19:21:04Z-
dc.date.available2010-07-29-
dc.date.issued2010-05-05-
dc.identifier.citationPolidoro, Lurdes Fátima. The religious education in public schools: a violation of the secular state?. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/2137-
dc.description.resumoO objeto da presente pesquisa é analisar a controvérsia existente entre a concepção dos que defendem e promovem a separação entre Estado e Igreja, assim como a neutralidade do Estado em relação ao ensino religioso. Partindo da discussão acerca de sua natureza antropológica, compreende-se que o Ensino Religioso pode auxiliar no desenvolvimento e promoção do ser humano em todas as suas dimensões, possibilitando uma integração e convívio entre adeptos de diferentes vertentes religiosas. Sendo assim, faz-se necessário lutar para que haja uma autêntica educação da religiosidade inserida no sistema público de educação. O presente trabalho leva em consideração, também, a situação da sociedade secular contemporânea para poder, a partir de então, compreender o papel de um Ensino Religioso num Estado laico. A hipótese levantada é a de que o Ensino Religioso, na Escola Pública, não viola a laicidade do Estado. Conclui-se que o Estado, ao obrigar a disciplina do Ensino Religioso para as escolas públicas do Ensino Fundamental, não está ferindo o princípio constitucional da laicidade do Estado. Cabe ao Estado garantir o Ensino Religioso como direito dos cidadãos-alunos, banindo, porém, qualquer espécie de proselitismopor
dc.description.abstractThe object of this study is to analyze the controversy between the design of which promote and defend the separation of church and state, as well as the neutrality of the state in relation to religious education. Based in a the anthropological vision, it is understood that the Religious Education can help in the development and promotion of human being in all its dimensions, enabling integration and coexistence among followers of different religious strands.. Therefore, it is necessary to fight so that there is a genuine religious education within the system of public education. This work also takes into account the situation of contemporary secular society in order to understand, then, the role of religious education in a secular state. The hypothesis is that the Religious Education, in Public School, does not violate the secular state. We conclude that the State, by requiring the discipline of Religious Education for public schools elementary school, is not violating the constitutional principle of secularism of the state. The State must guarantee the Religious Education as a right of citizens and students, banning any kind of proselytizingeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3389/Lurdes%20Fatima%20Polidoro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLaicidadepor
dc.subjectCiências da religiãopor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectSecularismeng
dc.subjectStateeng
dc.subjectScience of religioneng
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectEnsino religioso -- Brasilpor
dc.subjectIgreja e Estado -- Brasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleO ensino religioso nas escolas públicas: uma violação da laicidade do Estado?por
dc.title.alternativeThe religious education in public schools: a violation of the secular state?eng
dc.typeDissertaçãopor
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