REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21284
Tipo: Tese
Título: O estado da arte da interdisciplinaridade: o construto epistemológico de Ivani Fazenda na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985 – 2015)
Autor(es): Gentile, Fausto Rogério
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: O cenário acadêmico de pesquisas em Interdisciplinaridade no Brasil, apresenta contemporaneamente uma ruptura de valores. Presenciamos um certo ceticismo, uma indagação e indignação acerca do legado teórico-cientifico que nos foi outorgado. A prática docente e a didática estão expostas a uma gama diversa de modelos e moldes que evidenciam a exclusão de um exercício intelectual e prezam pela virtuosidade no manejo de conceitos e técnicas, pela necessidade imediatista de atores/educadores-pesquisadores que não empreendem uma dialética com os teóricos das Ciências da Educação. Em contrapartida, apenas a vivência e descrição de práticas, não colaboram para a construção de indicadores eficientes capazes de evidenciar o desenvolvimento de caminhos inovadores e contribuições significativas para a Educação. Esta pesquisa emerge deste cenário, propondo levantar, sistematizar, organizar e discutir a produção científica da Interdisciplinaridade ocorrida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre os anos de 1985 e 2015. Utilizando a lógica do Estado da Arte, apresentamos toda a trajetória e produção de Ivani Catarina Arantes Fazenda em relação à Interdisciplinaridade. De caráter científico-histórico, estético-crítico, este estudo apresenta 5 pontos de desenvolvimento. No primeiro, uma breve biografia de Fazenda, no segundo, um mapeamento de toda a sua bibliografia, no terceiro, um levantamento de todas as dissertações e teses orientadas pela autora, no quarto, apresentamos o Construto Epistemológico de Fazenda e suas aproximações e digressões com a Ciência e no quinto e último Marco, com caráter de conclusão, apresentamos o legado de Ivani Fazenda para a Interdisciplinaridade e para a Educação no Brasil
Abstract: The academic scenario of research on Interdisciplinarity in Brazil, presents at the same time a rupture of values. We see a certain skepticism, an inquiry and indignation about the theoretical-scientific legacy that has been bestowed upon us. Teaching practice and didactics are exposed to a diverse range of models and molds that evidence the exclusion of an intellectual exercise and cherish virtuosity in the management of concepts and techniques, by the immediate need of actors / educators-researchers who do not undertake a dialectic with the theorists of the Sciences of the Education. On the other hand, only the experience and description of practices do not contribute to the construction of efficient indicators capable of showing the development of innovative ways and significant contributions to Education. This research emerges from this scenario, proposing to raise, systematize, organize and discuss the scientific production of Interdisciplinarity held at the Pontifical Catholic University of São Paulo between 1985 and 2015. Using the logic of the State of Art, we present the entire trajectory and production of Ivani Catarina Arantes Farm in relation to Interdisciplinarity. Scientific-historical, aesthetic-critical, this study presents five developmental points. In the first, a brief biography of Fazenda, in the second, a mapping of all her bibliography, in the third, a survey of all dissertations and theses guided by the author, in the fourth, we present the Epistemological Construct of Fazenda and its approximations and digressions with the Science and in the fifth and last Marco, with a conclusion character, we present the legacy of Ivani Fazenda for Interdisciplinarity and for Education in Brazil
Palavras-chave: Interdisciplinaridade em educação – Dissertações e teses
Epistemologia social
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Fazenda, Ivani Catarina Arantes [1943-]
Interdisciplinarity in education - Dissertations, Academic
Social epistemology
Interdisciplinary approach in education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Gentile, Fausto Rogério. O estado da arte da interdisciplinaridade: o construto epistemológico de Ivani Fazenda na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985 – 2015). 2018. 196 f. Tese( Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21284
Data do documento: 7-Jun-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fausto Rogério Gentile.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.