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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21238
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rossi, Pamela de Mattos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8071969J6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Braghini, Katya Mitsuko Zuquim | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T11:45:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-27 | - |
dc.identifier.citation | Rossi, Pamela de Mattos. Os acordos MEC-USAID no Jornal o Estado de S. Paulo (1962 -1973). 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21238 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem o objetivo de analisar e problematizar as matérias publicadas no jornal, O Estado de S. Paulo (OESP) de 1962 a 1973, relativas aos acordos bilaterais de “ajuda” técnica e financeira estabelecidos entre Brasil e Estados Unidos da América, visando à reforma e a reformulação da educação do país em todos os graus de ensino, por meio da assinatura de acordos firmados entre o Ministério da Educação e Cultura e Agency for International Development (USAID), denominados, historicamente, como “Acordos MEC-USAID”. Para tal, investiga-se as representações lançadas sobre os acordos e como tal ideia foi organizada no plano dos discursos produzidos pelo jornal OESP. Tem-se por hipótese que o periódico desempenhou o papel de formador de consenso público tornando os acordos imprescindíveis para o então estágio da educação nacional. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram analisadas cento e oitenta e seis (186) edições nacionais de OESP, pensando os seguintes critérios, a partir de observação de informações de um banco de dados: a) categorização das matérias por temas principais; b) análise das matérias e editoriais, considerando o posicionamento do jornal OESP, antes e depois do golpe civil-militar (1964). Também foram analisados documentos oficiais de ordem jurídica e relativa ao tema. Percebeu-se que OESP centralizou os debates em torno dos acordos formulados para Assessoria e Planejamento do Ensino Superior, e oscilou entre a crítica e criminalização dos movimentos contrários ao estabelecimento dos referidos acordos, principalmente em relação ao movimento estudantil universitário liderado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) | por |
dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze and discuss the news published in the newspaper, O Estado de São Paulo (OESP) from 1962 to 1973, relating to bilateral technical and financial 'help' established between Brazil and United States of America, in order to reform and revamp the country's education in all degrees of education. Through the signing of agreements between the Ministry of Education and Culture and Agency for International Development (USAID), known as, historically, MEC-USAID agreement. To this end, investigates the agreements and representations, as such idea was organizing in terms of speeches produced by OESP. It has been by chance that the journal played the role of a trainer of public consensus making the necessary arrangements for the so stage of national education. For the development of this research, were analyzed one hundred and eighty-six (186) national editions of OESP, considering the following criteria from observation of information from a database: a) categorization of news by main themes; b) analysis of news and editorials, considering the position of OESP newspaper, before and after the civil-military coup (1964). Were also analyzed legal and official documents on the theme. It was notice that OESP centralized discussions around the agreements formulated for Advise and Planning of Higher Education, and fluctuated between criticism and criminalization of movements opposed to the establishment of such agreements, particularly in relation to the National Union of Students (UNE) | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/46113/Pamela%20de%20Mattos%20Rossi.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Acordos MEC-USAID | por |
dc.subject | Acordos de assistência técnica | por |
dc.subject | Reforma do ensino | por |
dc.subject | O Estado de S. Paulo (Jornal) | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | MEC-USAID agreements | eng |
dc.subject | Foreign licensing agreements | eng |
dc.subject | Educational change | eng |
dc.subject | Education, Higher | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.title | Os acordos MEC-USAID no Jornal o Estado de S. Paulo (1962 -1973) | por |
dc.title.alternative | MEC-USAID agreements at O Estado de São Paulo newspaper (1962-1973) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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