REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCasado, Tiago Souza Machado-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250419D3por
dc.contributor.advisor1Casali, Alipio-
dc.date.accessioned2018-01-22T11:32:47Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.citationCasado, Tiago Souza Machado. Ética para aprender a ser: semiformação e experiência formativa no currículo do Ensino Médio. 2017. 228 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20773-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar fundamentos e perspectivas para o ensino de ética no Ensino Médio, bem como expor sua relevância no contexto do capitalismo contemporâneo como alternativa crítica à condição hegemônica de semiformação (Halbbildung) no currículo escolar. Por uma perspectiva histórico-crítica, apresenta-se as relações entre ética, educação e formação, principalmente em sua formulação na modernidade, quando a formação ética funda-se nos princípios de liberdade, autonomia e dever. Frente ao reconhecimento da crise da modernidade e da razão e seus consequentes desdobramentos que conduziram ao impedimento à formação (transformada em semiformação), considera-se, como chave de leitura crítica, os pressupostos filosóficos contemporâneos que problematizam a formação a partir de seu conteúdo ético e nas condições históricas em que se realiza – conforme leitura da Teoria Crítica e, em especial, de Theodor Adorno. Nessa perspectiva, discutese as relações complexas do mundo contemporâneo geradas pelas determinações ambientais, econômicas e sociais suscitadas no século XX e como estas afetaram o mundo do trabalho, a vida social, o currículo e a escola. Apresenta-se como objeto de pesquisa de campo o projeto piloto do SESI Nacional em parceria com a Unesco intitulado “Ética na escola: para a vida e o trabalho”, desenvolvido na Escola “Djalma Pessoa”, em Salvador- BA, entre os anos de 2013 e 2015. A pesquisa consiste em análise de referenciais curriculares, materiais didáticos e, principalmente, das falas e percepções dos sujeitos envolvidos mediante entrevistas focalizadas obtidas por participação in loco no espaço escolar. Por fim, a tese apresenta perspectivas formativas a partir do ensino de ética no currículo escolar e sua relevância como alternativa crítica às condições atuais de semiformação e como possibilidade de construção da autonomia, elucidando problemas, limites e tensões que atuam no campo de forças da sociedade e da escolapor
dc.description.abstractThis study aims to present foundations and perspectives to the teaching of ethics in high school, and reveals its relevance in the context of contemporary capitalism as a critical alternative to the hegemonic condition of half education (Halbbildung) in the school curriculum. From a historical and critical perspective, there is a relationship between ethics, education, and training (Bildung), especially in its modern formulation, when ethics training (Bildung) is founded on the principles of freedom, autonomy, and duty. A crisis of modernity and reason and its subsequent developments that led to an impairment in education (processed in half) must be acknowledged. As a key to critical reading, the contemporary philosophical assumptions that problematize education from its ethical content and historical conditions in which it occurs - according to the Critical Theory and, especially, Theodor Adorno - must be considered. From this point of view, the complex relationships of the contemporary world generated by environmental, economic, and social determinations fostered in the 20th century and how these affected work, social life, curriculum, and school are delineated. As an object of research, the pilot project of SESI Nacional in partnership with UNESCO entitled "Ethics in school: for life and work," was developed at the Djalma Pessoa School in Salvador - BA, between 2013 and 2015. This study comprised analyses of curriculum references, didactic materials, and particularly, talks and perceptions of the subjects involved, which were obtained from in loco focused interviews, collected in the school environment. Finally, the thesis presents formative perspectives based on teaching ethics in the school curriculum and its relevance as a critical alternative to the current conditions of half education, and as a possibility of developing autonomy and elucidating problems, limits, and conflicts that act in the force field of society and schooleng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/44527/Tiago%20Souza%20Machado%20Casado.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉtica (Ensino Médio) - Estudo e ensinoeng
dc.subjectEducação moralpor
dc.subjectEnsino Médioeng
dc.subjectEthics (High School) - Study and teachingeng
dc.subjectMoral educationeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleÉtica para aprender a ser: semiformação e experiência formativa no currículo do Ensino Médiopor
dc.title.alternativeEthics for learning to se: half education and formative experience in the High School curriculumeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tiago Souza Machado Casado.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.