Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20343
Tipo: | Dissertação |
Título: | Princípios interdisciplinares para a construção de uma educação ambiental |
Autor(es): | Cascino, Fabio Alberti |
Primeiro Orientador: | Fazenda, Ivani Catarina Arantes |
Resumo: | Esta dissertação é o resultado de um longo período de amadurecimento intelectual, militância ambientalista e ações voltadas à construção de novas práticas educativas. Desta forma não é apenas um trabalho de conclusão de um curso de pós-graduação, ou somente o cumprimento de uma exigência acadêmica. É, cima de tudo, a expressão de um processo de crescimento pessoal e que, com muita alegria, pode ser apresentado na forma da conclusão de um primeiro grande passo. Desta forma, este trabalho procura anunciar algumas pistas para as atividades relacionadas à Educação Ambiental. Fruto direto de minhas próprias experiências, o texto busca esclarecer o ponto de partida histórico da Educação Ambiental, passando pela análise crítica preliminar de alguns importantes documentos que formam a referência teórica e técnica dessa nova concepção educacional. Esta leitura documental se dá a partir de um olhar próprio sobre a história do movimento ambientalista - e a esta atitude chamamos interdisciplinaridade. A questão fundamental envolvendo a formação de profissionais voltados a atuar nessa área, remete o trabalho para a leitura e intersecção da questão da prática da interdisciplinaridade, a fim de promover a viabilidade metodológica na construção de um que fazer pedagógico para a Educação Ambiental. Por fim o texto trará a tona a discussão sobre noções que fundamentam politicamente tal prática educacional. Faz -se referenda ao conceito de resistência - instrumento de luta e enfrentamento daquelas forças que se interpõe às mudanças a aos avanços, ao elogio da diversidade - para se abarcar, com a maior vitalidade e profundidade possíveis o diálogo com as diferenças e, finalmente, ousadia - marca indelével daqueles que buscam o novo, o inédito |
Abstract: | The dissertation has no abstract |
Palavras-chave: | Educação ambiental Ambientalismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Cascino, Fabio Alberti. Princípios interdisciplinares para a construção de uma educação ambiental. 1998. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20343 |
Data do documento: | 16-Dez-1998 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fabio Alberti Cascino.pdf Restricted Access | 7,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.