REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20343
Tipo: Dissertação
Título: Princípios interdisciplinares para a construção de uma educação ambiental
Autor(es): Cascino, Fabio Alberti
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Esta dissertação é o resultado de um longo período de amadurecimento intelectual, militância ambientalista e ações voltadas à construção de novas práticas educativas. Desta forma não é apenas um trabalho de conclusão de um curso de pós-graduação, ou somente o cumprimento de uma exigência acadêmica. É, cima de tudo, a expressão de um processo de crescimento pessoal e que, com muita alegria, pode ser apresentado na forma da conclusão de um primeiro grande passo. Desta forma, este trabalho procura anunciar algumas pistas para as atividades relacionadas à Educação Ambiental. Fruto direto de minhas próprias experiências, o texto busca esclarecer o ponto de partida histórico da Educação Ambiental, passando pela análise crítica preliminar de alguns importantes documentos que formam a referência teórica e técnica dessa nova concepção educacional. Esta leitura documental se dá a partir de um olhar próprio sobre a história do movimento ambientalista - e a esta atitude chamamos interdisciplinaridade. A questão fundamental envolvendo a formação de profissionais voltados a atuar nessa área, remete o trabalho para a leitura e intersecção da questão da prática da interdisciplinaridade, a fim de promover a viabilidade metodológica na construção de um que fazer pedagógico para a Educação Ambiental. Por fim o texto trará a tona a discussão sobre noções que fundamentam politicamente tal prática educacional. Faz -se referenda ao conceito de resistência - instrumento de luta e enfrentamento daquelas forças que se interpõe às mudanças a aos avanços, ao elogio da diversidade - para se abarcar, com a maior vitalidade e profundidade possíveis o diálogo com as diferenças e, finalmente, ousadia - marca indelével daqueles que buscam o novo, o inédito
Abstract: The dissertation has no abstract
Palavras-chave: Educação ambiental
Ambientalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cascino, Fabio Alberti. Princípios interdisciplinares para a construção de uma educação ambiental. 1998. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20343
Data do documento: 16-Dez-1998
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio Alberti Cascino.pdf
  Restricted Access
7,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.