REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: A formação de professores no processo de reestruturação do ensino superior no Brasil e em Portugal: um estudo de caso na Universidade Federal do Piauí e na Universidade do Minho
Título(s) alternativo(s): The teacher education in the process of restructuring of higher education in Brazil and Portugal: a case study at the Federal University of Piauí and the University of Minho
Autor(es): Brandim, Maria Rejane Lima
Primeiro Orientador: Feldmann, Marina Graziela
Resumo: O objetivo deste estudo é o de caracterizar a formação de professores, no processo de reestruturação do ensino superior no Brasil e em Portugal. Nosso enfoque leva em consideração que a formação de professores no Brasil, via Programa REUNI, e em Portugal, via Processo de Bolonha, está profundamente marcada pelas reformas do Estado, permeada pela estrutura das formações socioeconômicas, pelos modos de produção da sociedade capitalista, pela força e as relações de produção, constituindo-se como um fenômeno social e histórico. Optou-se pelo Estudo de Caso qualitativo como fundamentação metodológica, para analisar as condições da formação de professores e explicitar as condicionantes políticas, econômicas, sociais e culturais que a caracterizam em dois contextos educacionais, Brasil e Portugal. O estudo foi realizado em duas instituições públicas, a Universidade Federal do Piauí, no Brasil e a Universidade do Minho, em Portugal, considerando a formação de professores de ciências biológicas. Para coleta de dados foram feitas observações nas instituições, análises de documentos e entrevistas com professores das duas instituições de ensino. A fundamentação teórica baseou-se em autores tais como: Afonso (2001, 2003, 2013), Antunes (2005, 2007, 2008), Lima e Afonso (2002), Feldmann (2003, 2009), Dourado (2001, 2002), Chauí (2003), Santos (2010, 2013), Gimeno Sacristán (2011), Gatti (2010), Sguissardi (2006, 2008), Silva Junior (2002). Nossas análises permitem considerar que as reformas instituídas no Ensino Superior a partir dos anos 1990 são parte integrante das reformas do Estado e se inserem na lógica da mercantilização e dos negócios de grande retorno lucrativo e que, neste contexto, os modelos de formação de professores brasileiro e português, guardam mais divergências do que convergências. Em ambos os casos esta formação sofreu os reflexos das mudanças estabelecidas nos sistemas de ensino superior dos dois países, contudo enquanto Portugal assentou mudanças amplas na qualificação profissional alterando fortemente a estrutura curricular dos cursos em um curto período de tempo com base no Processo de Bolonha, no Brasil, ainda está em curso a reestruturação das universidades com foco na ampliação do acesso e permanência no ensino superior, o que deixa a discussão sobre a qualificação profissional e a consequente reorganização curricular em segundo plano
Abstract: The purpose of this study is to characterize teacher education in the process of restructuring higher education in Brazil and Portugal. Our approach considers that teacher education in Brazil, through the REUNI Program and in Portugal through the Bologna Process, is deeply marked by the reforms of the State, permeated by the structure of socioeconomic formations, by the modes of production of capitalist society, by the force and the relations of production, constituting itself as a social and historical phenomenon. The qualitative case study was used as a methodological basis to analyze the conditions for teacher education and to explain the political, economic, social and cultural conditions that characterize teacher education in two educational contexts, Brazil and Portugal. The study was carried out in two public institutions, the Federal University of Piauí in Brazil and the University of Minho in Portugal, considering education of biological science teachers. For data collection were made remarks in the institutions, analysis of documents and interviews with professors of the two universities. The theoretical foundation was based on authors such as Afonso (2001, 2003, 2013), Antunes (2005, 2007, 2008), Lima and Afonso (2002), Feldmann (2009), Dourado (2001, 2002), Chauí (2003), Santos (2010, 2013), Gimeno Sacristán (2011), Gatti (2010), Sguissardi (2006, 2008), Silva Junior (2002). The analyzes allow us to consider that the reforms in Higher Education since the 1990s are an integral part of the state reforms and are part of the logic of commodification and profitable return businesses and in this context, Brazilian teacher education models and Portuguese, are more divergent than convergent. In both cases this formation suffers the reflexes of the changes established in the systems of higher education of the two countries, however while Portugal bases wide changes in the professional qualification changing strongly the curricular structure of the courses in a short time based on the Process of Bologna , in Brazil, the restructuring of universities is still underway with a focus on expanding access and permanence in higher education, which leaves the discussion about professional qualification and consequent curricular reorganization in the background
Palavras-chave: Programa REUNI
Processo de Bolonha
Professores universitários - Formação profissional - Brasil
Professores universitários - Formação profissional - Portugal
REUNI Program
Process of Bologna
Teacher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Brandim, Maria Rejane Lima. A formação de professores no processo de reestruturação do ensino superior no Brasil e em Portugal: um estudo de caso na Universidade Federal do Piauí e na Universidade do Minho. 2017. 178 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19886
Data do documento: 17-Fev-2017
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