REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTurrioni, Ana Maria Silveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138612Y3por
dc.contributor.advisor1Valente, José Armando-
dc.date.accessioned2017-03-17T11:57:52Z-
dc.date.issued2017-02-10-
dc.identifier.citationTurrioni, Ana Maria Silveira. Aprendizagem ativa em um curso de Engenharia de Produção: percepções dos docentes e discentes e mudanças curriculares. 2017. 206 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/19807-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi identificar como a utilização da aprendizagem ativa afeta os discentes, docentes e o currículo de um curso de Engenharia de Produção. A expansão desta área no Brasil, juntamente com a evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação, leva ao aumento da complexidade do ensino neste campo, justificando a análise das consequências do uso desta abordagem. A hipótese proposta é que o uso da aprendizagem ativa afeta o comportamento dos discentes e docentes gerando uma nova proposta curricular. Para analisar este fenômeno optei pela Pesquisa-ação, uma vez que pude observá-lo durante o desenvolvimento da pesquisa. Colaborei no planejamento da disciplina Projeto Semestral, na organização de eventos de divulgação interna, na formação dos docentes e na reflexão sobre os resultados alcançados. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos discentes, de entrevistas com os docentes, de observações pessoais e de análise documental. Os principais resultados obtidos foram o fortalecimento de competências e habilidades discentes, a capacitação docente, a cooperação entre a universidade e as empresas, o desenvolvimento de infraestrutura para o uso da aprendizagem ativa e a participação docente na construção de um currículo para o curso de engenharia de produção moldado para a sua realidade social e culturalpor
dc.description.abstractThe objective of this research was to identify how the use of active learning affects the students, the professors and the curriculum of a course of Industrial Engineering. The expansion of this area in Brazil, together with the evolution of digital information and communication technologies, leads to an increase in the complexity of teaching in this field, justifying the analysis of the consequences of using this approach. The proposed hypothesis is that the use of active learning affects the behavior of students and teachers generating a new curricular proposal.To analyze this phenomenon, I opted for Action Research, since I was able to observe it during the development of the research, actively participating in the actions. I collaborated in the planning of the Semester Project discipline, in the organization of internal dissemination events, in the training of professors and in the reflection on the achieved results.The data were collected through participant observations, questionnaire applied to the students, interviews with professors, personal insights and documentary analysis. The main results obtained were the strengthening of students' skills and abilities, professor training, university and business cooperation, the development of infrastructure for the use of active learning and professor participation in the construction of a curriculum for the Industrial Engineering course shaped for its social and cultural realityeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/41383/Ana%20Maria%20Silveira%20Turrioni.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem - Metodologiapor
dc.subjectProfessores universitarios - Formação profissionalpor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectUndergraduate educationeng
dc.subjectPeer instructioneng
dc.subjectProject based learningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleAprendizagem ativa em um curso de Engenharia de Produção: percepções dos docentes e discentes e mudanças curricularespor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Maria Silveira Turrioni.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.