REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Programa de formação continuada dos atendentes de emergência: uma proposta em construção
Título(s) alternativo(s): Continued emergency career training program: a proposal under construction
Autor(es): Siqueira, Thiago dos Reis
Primeiro Orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: Esta dissertação tem como pressuposto a importância e essencialidade das tarefas exercidas pelos atendentes de emergência policial do Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (COPOM/SP). A pesquisa tem como objetivo geral analisar a proposta de currículo da formação inicial dos atendentes de emergência policial, construindo indicativos paradigmáticos para uma formação continuada que considere a história de vida do profissional e princípios como: integralidade, dialogicidade, criticidade, pluralidade e amplo respeito à dignidade da pessoa humana. Este estudo visa contribuir para a melhoria da atuação profissional do atendente de emergência do COPOM/SP por meio da construção de conhecimentos e proposição de estratégias que viabilizem a reconcepção dos processos formativos em prol de uma efetiva mudança de comportamentos. Os fundamentos teóricos foram sistematizados por meio de pesquisa bibliográfica tendo como principais referências autores como: Kant (2007), Adorno (2012), Apple (2006), Sacristán (1999), Freire (1996), Schön (2000), Imbernón (2010), Weisz (2009), Garcia (1999), Feldmann (2009), Vasconcellos (2004), Silveira (2013). A investigação realizada é de abordagem qualitativa com utilização da análise documental. Dentre os principais resultados dos dados analisados destaca-se a compreensão crítica da realidade da formação dos atendentes de emergência policial do COPOM/SP e, em extensão, a percepção de requisitos necessários em relação à formação continuada abrangendo também os formadores. Quanto ao processo de formação cabe enfatizar seu sentido colaborativo de respeito mútuo, tendo como referência o significado e importância social do atendimento de emergência, de modo a preservar a dignidade humana, sua pluralidade e o compartilhamento de experiências entre os profissionais. Os resultados das análises poderão se constituir em referência para redefinição dos procedimentos adotados pelos Centros de Emergência, do Estado de São Paulo ou de centrais de polícia que realizam atendimentos de ocorrências policiais
Abstract: This dissertation is based on the importance and significance of the tasks carried out by the emergency police officers of the Military Police of São Paulo State Operations Center (COPOM / SP). The general purpose of the research is to analyze the curriculum proposal for the initial training of the emergency police officers, constructing paradigmatic codes for a continuous formation that considers the professional’s background and principles such as: integrity, dialogue, criticality, plurality and great respect for the dignity of the human person. This study aims to contribute to the improvement of the professional performance of the emergency attendants of COPOM / SP through the construction of knowledge and proposition of strategies that enable the reconception of training processes that allow effective behavioral changes. The theoretical foundations were systematized through a bibliographical research which main references are: Kant (2007), Adorno (2012), Apple (2006), Sacristán (1999), Freire (1996), Schön ), Weisz (2009), Garcia (1999), Feldmann (2009), Vasconcellos (2004), Silveira (2013). The research carried out is of a qualitative approach using documentary analysis. Among the main results of the analyzed data the critical understanding of the reality of the police emergency attendants of the COPOM / SP training stands out and, in extension, the perception of necessary requirements in relation to the continuous training, also covering the trainers. Regarding the training process, it is important to emphasize their collaborative sense of mutual respect, bearing in mind the meaning and social importance of emergency care, in order to preserve human dignity, its plurality and the sharing of experiences among professionals. The results of the analysis may be used as a reference for the redefinition of the procedures adopted by the Emergency Centers of the State of São Paulo or police stations that attend police incidents
Palavras-chave: São Paulo (estado) - Polícia Militar - Centro de Operações da Polícia Militar
Atendimento de emergência - Formação continuada
Military Police of São Paulo State Operations Center
Emergency Call - Continuing Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Siqueira, Thiago dos Reis. Programa de formação continuada dos atendentes de emergência: uma proposta em construção. 2016. 132 f. Dissertação( Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19735
Data do documento: 14-Fev-2017
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