REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGianolla, Fábio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4525867D8por
dc.contributor.advisor1Cesaretti, Mário Luís Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-12-06T18:30:49Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.citationGianolla, Fábio. A percepção dos alunos e professores de uma Faculdade de Educação Física com relação ao papel do profissional de Educação Física na área da saúde. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/19519-
dc.description.resumoIntrodução: Incentivar ações de atividades físicas tem sido uma das iniciativas do Ministério da Saúde com o objetivo de proporcionar saúde para a população. Para que isso ocorra é necessário a intervenção de profissionais capacitados nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), em especial no programa Academia da Saúde (AcadS), onde está incluída a participação do PEF, em uma equipe de saúde multiprofissional. Pelo Brasil existem inúmeros programas e iniciativas nos quais a presença do profissional de Educação Física é realidade na Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivo: A percepção dos alunos e professores de uma Faculdade (de Educação Física) com relação ao papel do profissional de Educação Física na área da saúde. Materiais e Métodos: A população do estudo foi composta por alunos do primeiro e oitavo semestres, bem como docentes em Educação Física da FEFISO/ACM. Aplicou-se um quesitonário com perguntas abertas e fechadas sobre áreas de atuação em Educação Física, saúde pública e equipe multiprofissional, para investigar a inserção deste profissional nas áreas de saúde pública e equipe multiprofissional. A análise das perguntas abertas foi feita pelo método análise de conteúdo e análise estatística das respostas fechadas e abertas feita através do teste de Chiquadrado e Coeficiente de concordância de Kendall. Foram considerados significantes os dados de p<0,05. Resultado:Como resultado, identificou-se que os entrevistados, discentes e docentes, percebem que o profissional de educação física pode atuar na área da saúde, porém desconhecem termos referentes à saúde pública e onde se insere o profissional de Educação Física. A falta de conhecimento de termos referentes ao tema se dá por não existir abordagem nas disciplinas do curso. Identificou-se também as 3 áreas que mais os alunos desejam trabalhar após formados, sendo: academia, esportes e escolar. Conclusão: Ter percepção do PEF como integrante em uma equipe multiprofissional em Saúde Pública é útil para que se crie uma capacitação profisisonal e a adequação do curso a esta nova realidade. O curso da FEFISO / ACM tem semelhança aos demais cursos de Educação Física no Brasil, que ainda não despertou interesse para ter em seu currículo disciplinas que atendam a realidade do SUSpor
dc.description.abstractIntroduction: Encourage physical activity actions has been one of the Health Ministry initiatives with the goal of providing healthcare for the population. For this to happen the intervention of trained professionals in the Centers of Support for Family Health is required (NASF), especially in the Health Academy program (AcadS), which is included the participation of PEF in a team of multidisciplinary health. For Brazil there are numerous programs and initiatives in which the presence of the professional of Physical Education is reality in Primary Health Care (PHC). Objective: The perception of students and teachers in a School (Physical Education) regarding the role of the professional physical education in health. Materials and Methods: The study population consisted of students of the first and eighth semesters, as well as teachers in Physical Education FEFISO / ACM. The applied quesitonário with open and closed questions about areas of activity in physical education, public health and multidisciplinary team to investigate the insertion of this professional in the areas of public health and multidisciplinary team. The analysis of the open questions was taken by content analysis and statistical analysis method of closed and open responses made by Chi-square test and Kendall concordance coefficient. the p data were considered significant <0.05. Result: As a result, it was found that the respondents, students and teachers, realize that the physical education professional can work in the health area, but unaware of terms related to public health and where you insert the physical education professional. Lack of knowledge of terms related to the subject occurs because there is no approach to course subjects. It was also identified the three areas that most students want to work after graduation, being: gym, sports and school. Conclusion: Having perception of PEF as part of a multidisciplinary team in Public Health is useful for that create a profisisonal training and the adequacy of the course to this new reality. The course of FEFISO / ACM has similarity to other physical education courses in Brazil, which has not yet awakened interest to have on your resume disciplines that meet the SUS realityeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/40423/F%c3%a1bio%20Gianolla.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Médicas e da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicaita
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectAtenção Primária à Saúdepor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectPrimary Health Careeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleA percepção dos alunos e professores de uma Faculdade de Educação Física com relação ao papel do profissional de Educação Física na área da saúdepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fábio Gianolla.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.