REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19470
Tipo: Dissertação
Título: Educação de profissionais de enfermagem Ingressantes em um hospital de ensino: contribuição da aprendizagem bimodal
Título(s) alternativo(s): Perception of professionals of nursing on blended learning, used in the program of hiring capacitation in a hospital of teaching: b. learning contribuition
Autor(es): Andrade, Cláudia Cristina Castro de
Primeiro Orientador: Duarte, Lúcia Rondelo
Resumo: A integração admissional pode ser compreendida como um processo de acolhimento do novo colaborador, permitindo que ele receba orientações sobre a instituição, oportunizando um melhor desempenho nas suas atividades profissionais e despertando-o para a busca contínua de conhecimentos. Considerando esses pressupostos, foi idealizado e implementado pelo setor de Educação Continuada do Hospital Santa Lucinda, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, um programa de capacitação aos recém-admitidos da enfermagem, utilizando experiências reais ou simuladas em problematizações por meio do método bimodal ou Blended learning, como forma de aprendizado, buscando valorizar o potencial humano dos profissionais envolvidos, estimulando a aprendizagem significativa, por meio de metodologias ativas de aprendizagem. Este estudo, de abordagem qualitativa com características de pesquisa participativa, objetivou avaliar o método bimodal na aprendizagem admissional de 14 técnicos de enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário autoaplicável, que abrangeu a caracterização dos participantes, a percepção sobre o programa de capacitação, além de sugestões e comentários. As respostas foram organizadas segundo o Discurso do Sujeito Coletivo e analisadas por meio da Análise Temática de Conteúdo. Os depoimentos foram categorizados em fortalezas, fragilidades, importância dos conteúdos e sugestões de melhoria. A participação no programa de integração fez despontar sentimentos como: felicidade, conforto, satisfação, segurança, empoderamento, motivação. As fragilidades e sugestões apontadas possibilitaram readequar e melhorar o programa de integração admissional e também estendê-lo aos demais profissionais de enfermagem da instituição
Abstract: The hiring integration could always be a host process of the new cooperator, allowing him to receive orientation about the institution, providing a better performance of his professional activities and arousing on him a continuing search of new knowledge. Considering these premises, it was idealized and implemented by the segment of Continued Education of Hospital Santa Lucinda, of Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a program of capacitation to the recently hired ones, using real or simulated experiences in problematizations by using a blended learning as a way of learning to value the human potential of the involved professionals, motivating the significative learning by using active methodologies of learning. This study of qualitative approach with characteristics of participative research aimed at evaluating the blended method on the hiring learning of 14 technitians of nursing. The data collection was made by a self-administered survey form, which covered the characterization of the attendees, their perception on the capacitation program, besides sugestions and comments. The answers were organized according to the Collective Subject Speech and analyzed by means of the Thematic Analysis of the Content, Thematic Analysis modality. The testimonies were categorized in the fortresses, fragilities, content relevance and improvement suggestions. The participation on the integration program arouse feelings like: happiness, comfort, satisfaction, security, empowerment, motivation.The fragilities and suggestions given enabled a readequation and improvement of the program of admissional hiring, as much as also extending it to the other professionals of nursing of the institution
Palavras-chave: Educação em enfermagem
Serviço hospitalar de educação
Capacitação em serviço
Education
Nursing
Education Department
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Andrade, Cláudia Cristina Castro de. Educação de profissionais de enfermagem Ingressantes em um hospital de ensino: contribuição da aprendizagem bimodal. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19470
Data do documento: 13-Set-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Cristina Castro de Andrade.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.