Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19425
Tipo: | Dissertação |
Título: | Introdução de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Nutrição Clinica em um curso Técnico em Nutrição e Dietética |
Autor(es): | Boganha, Adriana Silvério |
Primeiro Orientador: | Cesaretti, Mário Luis Ribeiro |
Resumo: | Na busca de favorecer a formação de estudantes com visão ampliada de saúde, ativos e comprometida com a transformação da realidade, considerando a complexidade que a caracteriza, faz-se necessária introduzir novas formas de organizar e produzir o conhecimento, ate então representado pela disciplinar idade, fragmentação do objeto e crescente especialização. Dentro das novas tendências pedag6gicas surgem as metodologias ativas de ensino que possibilitam o aprender a aprender, centrando-se nos princípios da pedagogia interativa, critica e reflexiva. 0 ensino técnico de nutrição também preconiza o uso de metodologias ativas de aprendizagem nas suas diretrizes, porem, esta não e uma pratica cotidiana na maioria das escolas técnicas. Diante dessa realidade pretendeu-se com este estudo introduzir metodologias ativas de aprendizagem (aprendizagem baseada em problemas e portfolio reflexível) na disciplina de Nutrição Clinica, em um currículo tradicional de um curso Técnico em Nutrição e Dietética. Além disso, buscou-se evidenciar a percepção desses estudantes sabre as metodologias aplicadas. Para coleta de dados foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas. Na organização dos dados qualitativos, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e a nuvem de palavras para visualização da ocorrência das palavras contidas nos discursos dos estudantes. Para analise, foi utilizada a Analise de Conteúdo (AC), modalidade da Analise Temática (AT). Houve maior ganho cognitivo uma vez que os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Este parâmetro se reflete em um aumento da nota das avaliac5es. A analise do discurso mostra que além da aceitação do método, outras competências como a de trabalhar em grupo também foi desenvolvida. Conclui-se que o usa de metodologias ativas de aprendizagem potencializa o aprendizado dos estudantes além de desenvolver a capacidade de trabalho em equipe |
Abstract: | In order to promote the formation of active students with an expanded view of health and committed to the transformation of the reality and considering the complexity that characterizes it, it is necessary to introduce new ways to organize and produce knowledge, hitherto represented by disciplinarily, fragmentation of the object and increasing specialization. According to the new pedagogical trends, teaching active methodologies arise, allowing "learning how to learn", focusing on the principles of interactive, critical and reflexive pedagogy. Nutrition technical education also advocates the use of learning active methodologies in its guidelines; however, this is not a daily practice in most technical schools. In face of this reality, this study intends to introduce learning active methodologies (problem-based learning and reflexive portfolio) in the discipline of Clinical Nutrition in a traditional curriculum of a Nutrition and Dietetics technical course. Furthermore, it aimed to highlight the perception of these students about the applied methodologies. For data capture, it was applied surveys with open and closed questions. For the organization of qualitative data, it was used the Collective Subject Discourse (DSC) and the word cloud for visualization of the occurrences of the words found in the students answers. For analysis, it was adopted the Content Analysis (AC) mode Thematic Analysis (AT). There was higher cognitive gain since the learning objectives have been achieved. This parameter is reflected in an increase in the note of the assessments. The discourse analysis shows that in addition to the acceptance of the method, other skills such as working group has also been developed. It is concluded that the use of active learning methodologies enhances student learning and develop the ability to work in teams. |
Palavras-chave: | Educação em Saúde Aprendizagem baseada em problemas Técnico em Nutrição Technical in Health Problem-based learning Technical in Nutrition |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde |
Citação: | Boganha, Adriana Silvério. Introdução de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Nutrição Clinica em um curso Técnico em Nutrição e Dietética. 2016. 112 f. Dissertação( Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba . |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19425 |
Data do documento: | 5-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana Silveiro Boganha.pdf | 26,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.