REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Márcia Di Santo de Melo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8113849Y6por
dc.contributor.advisor1Maluf, Maria Regina-
dc.date.accessioned2016-11-07T16:28:00Z-
dc.date.issued2016-09-19-
dc.identifier.citationMachado, Márcia Di Santo de Melo. Compreensão de palavras, frases e texto em alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/19293-
dc.description.resumoEstudos fundamentados na Psicologia Cognitiva tratam de compreender os processos cognitivos e linguísticos envolvidos em como se ensina e como se aprende a ler. O objetivo desta pesquisa foi verificar como os alunos do Ensino Fundamental evoluem na compreensão da leitura. Participaram do estudo 98 alunos de 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Santo André, no estado de São Paulo. Foram utilizados quatro instrumentos: o Teste de Desempenho Escolar-Leitura de Palavras (TDE); a Tarefa de Reconhecimento de Palavras (TRP); o Teste de Leitura e Compreensão de Sentenças (TELCS) e a Técnica de Cloze (CLOZE). Foram feitas análises a respeito da evolução das habilidades de leitura e compreensão de frases e texto, comparando o resultado dos alunos de 2º, 3º e 4º anos e análise comparativa dos resultados de meninas e meninos. Foram utilizadas: média, desvios-padrão, T-Student, ANOVA e Tukey. Os resultados demonstraram a evolução dos alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental na compreensão de palavras, frases e texto. Não foram encontradas diferenças na compreensão de textos entre meninas e meninospor
dc.description.abstractStudies grounded on Cognitive Psychology aim to understand the cognitive and the linguistic processes involved in how to teach and how to learn to read. The goal of this research was to check how a group of students from Elementary School evolves on reading comprehension in a regular situation of teaching. 98 students took part of this study, from 2nd, 3rd and 4th grades of elementary school of a private school located in the city of Santo André, in the state of São Paulo. Four instruments were used: School Performance-Words Reading Test (TDE); Words Recognition Task (TRP); Reading Test and Comprehension of Sentences (TELCS) and Cloze Technique (TC). Analysis about the evolution of reading abilities and words, sentences and text comprehension were made, comparing the results of the students from 2nd, 3rd and 4th grades and comparative analysis of the results from boys and girls. It was used: average, standard deviation, T-student, ANOVA and Tukey. The results show the students’ development from 2nd to 4th grades of Elementary School on words, sentences and text comprehension. No differences on words, sentences and text comprehension between boys and girls were foundeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/40006/M%c3%a1rcia%20Di%20Santo%20de%20Melo%20Machado.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia cognitivapor
dc.subjectCompreensão da leiturapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectCognitive psychologyeng
dc.subjectReading comprehensioneng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.titleCompreensão de palavras, frases e texto em alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcia Di Santo de Melo Machado.pdf7,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.