REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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dc.creatorBousso, Karina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8747130E4por
dc.contributor.advisor1Salles, Cecilia Almeida-
dc.date.accessioned2016-09-28T17:28:50Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.identifier.citationBousso, Karina. Os contos de fadas na televisão: procedimentos de criação de “Once Upon A Time”. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/19106-
dc.description.resumoA proposta da presente pesquisa é estudar os processos criativos das produções narrativas no seriado televisivo Once Upon a Time. Nesta série, criada por Edward Kitsis e Adam Horowitz, nos deparamos com um novo formato de narrar as fábulas e os contos que pertencem à tradição ficcional. Os autores ampliam a biografia dos personagens e reconstituam o mito de felizes para sempre. Acredita-se que ao utilizar a metodologia da crítica de processo apresentada por Salles (2008, 2011), será possível investigar as características do ato criador ao se apropriar das raízes dos contos de fadas, a fim de averiguar os procedimentos audiovisuais usados na adaptação para a mídia televisiva. O foco do estudo estará na análise das versões de Charles Perrault, Jacob e Wilhelm Grimm, assim como nos arquivos disponíveis relativos à produção do seriado, para examinar o percurso dos autores na criação e produção desta forma de entretenimento. A fundamentação teórica da dissertação se sustenta em três eixos: as reflexões sobre o processo de criação como rede em construção de base semiótica (Salles); os pensadores que discutem o imaginário dos mitos, contos de fadas, lendas e fábulas (Propp, Zipes); e por último as discussões de pós-produção (Bourriaud). Assim são apresentadas reflexões e análises relativas ao processo de criação dos criadores em As redes culturais dos contos de fadas: um olhar sobre Once Upon A Time; a maneira pela qual a imagem dos personagens é construída em Recursos Audiovisuais de Apropriação na Construção de Personagens; e por fim, a forma como todos estes pontos se juntam para criar o ambiente mágico presente no seriado no capítulo Recursos Audiovisuais de Apropriação na Construção da Magiapor
dc.description.abstractThe purpose of this research is to study the creative processes of narrative productions in the television series Once Upon a Time. In this series, created by Edward Kitsis and Adam Horowitz, we face a new format to narrate the fables and tales that belong to the fictional tradition. The authors extend the biography of the characters and reconstitute the myth of Happily Ever After. It is believed that by using the methodology of the process of creation presented by Salles (2008, 2011), it will be possible to investigate the characteristics of the creative actions of appropriation of the roots of fairy tales, in order to determine the audiovisual procedures used in the adaptation for television media. The focus of the study is the analysis of versions of Charles Perrault, Jacob and Wilhelm Grimm, as well as the archives available regarding the production of the show, to examine the course of the authors in the creation and production of this form of entertainment. The theoretical basis of the thesis is based on three center lines: the reflections on the process of creation as a network construction based on a semiotic approach (Salles); thinkers discussing the imaginary of myths, fairy tales, legends and fables (Propp, Zipes); and finally, discussions related to postproduction (Bourriaud). Thus reflections and analyses concerning the process of creation of the co-creators are presented in The Cultural Networks of Fairy Tales: a look at Once Upon A Time; the way in which the image of the characters is built in Audiovisual Resources of Appropriation on the Construction of Characters; and finally, how all these points come together to create the magical environment within the show, in the chapter Audiovisual Resources of Appropriation on the Construction of Magiceng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/39808/Karina%20Bousso.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectMídia televisivapor
dc.subjectContos de fadaspor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectTelevision Mediaeng
dc.subjectFairy taleeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleOs contos de fadas na televisão: procedimentos de criação de “Once Upon A Time”por
dc.title.alternativeFairy tales on television: the creative processes of “Once Upon A Timeeng
dc.typeTesepor
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