REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18703
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A psicossomatização na cultura somática contemporânea
Autor(es): Valente, Bruno Colson
Primeiro Orientador: Fabbrini, Regina
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo dar contribuições para a discussão de nossa sociedade atual, trazendo para essa discussão um fenômeno que acredito estar muito presente em nosso cotidiano, talvez mais do que em outras épocas: o fenômeno da psicossomatização. Foi utilizado uma concepção psicanalítica de orientação winnicottiana para se pensar conceitualmente essa questão. Esse autor considera a dissociação como agente importante na psicossomatização. Desse modo, conflitos e questões que não são trabalhadas simbolicamente pelo ego podem ser dissociadas, retornando como sintomas físicos. Para pensar a cultura contemporânea, foi utilizada principalmente a análise do psicanalista Jurandir Freire Costa a respeito desta, à qual denomina cultura somática . Na sociedade atual o corpo assume um lugar exacerbado na construção das identidades dos indivíduos, o que não tem a ver com o tempo gasto para o aprimoramento dos atributos físicos, mas sim com a importância atribuída ao corpo no sentido do que as pessoas são e devem ser segundo a sociedade. A discussão e conclusão deste trabalho aborda e articula os eventos psicossomáticos à cultura somática contemporânea, avaliando que muitas das características e contradições de nossa cultura favorecem a manifestação dos conflitos sob a forma de sintomas corporais
Palavras-chave: Psicossomatização
Cultura somática
Winnicott
Psique
Corpo
Manifestacoes psicologicas de doencas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Valente, Bruno Colson. A psicossomatização na cultura somática contemporânea. 2008. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18703
Data do documento: 15-Dez-2008
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Colson Valente.pdf138,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.