REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18502
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nossa Escola Perdizes: do compromisso social à prática educativa
Autor(es): Monteiro, Edimara Andrade
Pereira, Vilma Ferreira
Primeiro Orientador: Espósito, Vitória Helena Cunha
Resumo: O objeto de estudo dessa pesquisa de conclusão do nosso curso de pedagogia é a prática educativa da Nossa Escola Perdizes um projeto que envolve compromisso social, tendo como objetivo apresentar, refletir e aperfeiçoar a prática educativa da mesma, já existente e fundamentada numa pedagogia onde está presente o diálogo entre a equipe escolar, a consciência crítica e o acesso aos direitos da cidadania.A Instituição é de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal atender crianças de baixa renda, preparando-as para o exercício completo da Cidadania, oferecendo condições reais de um futuro melhor por meio da educação.O projeto teve início em 2000 em São Paulo, capital com educação infantil e em 2004 foi alterado o seu atendimento para o Ensino Fundamental. Esta dissertação na sua trajetória metodológica estuda a experiência da Nossa Escola Perdizes apresentando seu contexto pedagógico, social, cultural, suas referências teóricas e a importância da sociedade civil contribuir com iniciativas de projetos emancipatórios que tenham como prioridade à educação visando a transformação da realidade social. Para tanto utiliza-se de visitas familiares. Inclui relatos e depoimentos de alunos, professores, funcionários, pais, voluntários e colaboradores que vivenciam esta experiência diária na Nossa Escola Perdizes, apontando para o compromisso social à prática educativa
Palavras-chave: Educação
Compromisso social
Cidadania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Monteiro, Edimara Andrade; Pereira, Vilma Ferreira. Nossa Escola Perdizes: do compromisso social à prática educativa. 2007. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18502
Data do documento: 21-Nov-2007
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edimara.pdf6,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.