REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Isva Maria Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207753H0por
dc.contributor.advisor1Franchi, Anna-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:32:24Z-
dc.date.available2008-02-26-
dc.date.issued2001-12-10-
dc.identifier.citationBarreto, Isva Maria Almeida. Problemas verbais multiplicativos de quarta-proporcional: a diversidade de procedimentos de resolução. 2001. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18485-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar os procedimentos de resolução de problemas verbais multiplicativos elementares mobilizados por uma população de alunos de 5ª série, de uma Escola Estadual da cidade de São Paulo. Nessa análise, buscamos ressaltar o modo como esses procedimentos se expressam, bem como as características das situações-problema sob as quais eles emergem. Em particular, focalizamos a reflexão sobre os procedimentos não canônicos em problemas de quarta- proporcional com números naturais, tomando como referência a proposta de Gerard Vergnaud sobre Campo Conceitual. Para essa pesquisa, fizemos um período de observação nas referidas classes; em seguida, aplicamos um instrumento diagnóstico seguido da realização de entrevistas. Constatamos um elevado grau de dificuldade na resolução desses problemas, bem como a mobilização de procedimentos não canônicos diversificados expressando operações cognitivas de diferentes naturezas. Os fenômenos observados revelaram aspectos específicos na evolução de concepções pré-multiplicativas para multiplicativas, com forte incidência de procedimentos aditivos nas situações consideradas. Essas constatações mostram a importância de se considerar, no ensino, a riqueza das produções individuais possíveis de serem estabelecidas pelos alunos em uma situação multiplicativa, divergindo de uma institucionalização precoce de procedimentos uniformes valorizados no âmbito escolarpor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35288/dissertacao_isva_maria_barreto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectquarta proporcionalpor
dc.subjectproblemas verbaispor
dc.subjectprocedimentos pré-multiplicativospor
dc.subjectsimple proportioneng
dc.subjectword problemseng
dc.subjectpré-multiplicative procedureseng
dc.subjectEducacao matematica -- Problemas, exercicios, etc.por
dc.subjectEducacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subjectQuarta proporcionalpor
dc.subjectProblemas verbaispor
dc.subjectProcedimentos pre-multiplicativospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleProblemas verbais multiplicativos de quarta-proporcional: a diversidade de procedimentos de resoluçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_isva_maria_barreto.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.