Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18187
Tipo: | Dissertação |
Título: | Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II |
Autor(es): | Almeida, Felipe Neves de |
Primeiro Orientador: | Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
Resumo: | A presente dissertação aborda a implementação de um jogo sem características e objetivos claramente educacionais em um processo educacional. É uma pesquisa de caráter qualitativo embasada num estudo de caso. Foram identificados quatro métodos de se utilizar jogos na educação e analisou-se uma série de projetos que utilizam esses métodos. O objetivo dessa dissertação é implementar e analisar um projeto educacional utilizando um desses métodos. A dissertação tem base em teóricos conhecidos da área como Edgar Morin, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Burrhus Skinner, Jerome Bruner e David Ausubel e no campo dos jogos para a educação utiliza Barbi Honeycutt, John Hopson, Ricardo Mena, Brett Shelton e Eric Zimmerman. Uma visão moderna sobre autores clássicos. Essa análise de projetos e teorias educacionais é utilizada na formulação de um plano de aula que foi aplicado em alunos do sétimo ao nono ano do ensino fundamental. A análise do caso confirma a hipótese dessa dissertação: experiências que equilibram o foco entre conteúdo educacional e elementos lúdicos resultam em uma aprendizagem mais significativa, potencializando o processo de ensino-aprendizagem |
Abstract: | This dissertation approaches the problem of implementing an educational project using a game with no clear educational goals or characteristics. It s a qualitative work based on a case study. Four methods of applying games in education have been identified and several projects using one of these methods have been analyzed. The goal of this dissertation is to implement and analyze an educational project that uses said method. This work is based on know authors of the field like Edgar Morin, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Burrhus Skinner, Jerome Bruner and David Ausubel and on the field of games applied to education there are Barbi Honeycutt, John Hopson, Ricardo Mena, Brett Shelton e Eric Zimmerman. A modern vision about traditional theories. The analyses of educational projects and theories is used to formulate a teaching plan that is applied to high school students. This case study confirms the dissertation hypothesis: Experiences that balance focus on educational content and ludic elements result in greater meaningful learning, therefore increasing the effectiveness of the learning process |
Palavras-chave: | Jogos educacionais Mídias digitais Jogos de entretenimento Metodologia educacional Educational games Digital media Entertainment games Educational methodology |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Almeida, Felipe Neves de. Jogo aplicado à educação: experiência escolar com Ensino Fundamental II. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18187 |
Data do documento: | 10-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Felipe Neves de Almeida.pdf | 4,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.