REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonje, Regina Yara Pereira Rondon-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736299U3por
dc.contributor.advisor1Martinelli, Maria Lúcia-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:17:11Z-
dc.date.available2008-01-24-
dc.date.issued2007-10-26-
dc.identifier.citationMonje, Regina Yara Pereira Rondon. O ser em cena: afásico e cuidador no cenário da vida. 2007. 177 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/17859-
dc.description.resumoTrata-se de um estudo investigativo a partir do uso das metodologias quantitativa e qualitativa com o objetivo de avaliar a qualidade de vida do sujeito afásico e de seu cuidador, participantes da ONG Ser em Cena. As metodologias complementam-se, apontando para a perspectiva da centralidade e do respeito aos sujeitos, oferecendo elementos que contribuam para a implementação de propostas de ação tanto na Ser em Cena como nas políticas de saúde que, de fato, propiciem a autonomia e a melhora na qualidade de vida do afásico e do cuidador. Na etapa quantitativa, aplicamos para os dois grupos de sujeitos o questionário genérico de avaliação de qualidade de vida World Health Organization Avality of Life abreviado, WHOQOL-BREF versão em português. Os dados quantitativos foram obtidos por depoimento oral, à luz da metodologia da História Oral, e foram gravados em situação de entrevista, com o apoio de um roteiro de questões específicas para o afásico e para o cuidador. Participaram como sujeitos da pesquisa 11 afásicos e 9 cuidadores, pois 2 afásicos são independentes e vivem sozinhos. Os depoimentos revelam os obstáculos da afasia, mas também revelam as formas de enfrentamento deles. Mostra-se a necessidade de olhar o afásico não apenas pelo seu problema de comunicação, mas olhar a afasia de uma forma global. O modelo de reabilitação vai além da recuperação da linguagem, ele deve se estender às outras dimensões da vida que também foram atingidaspor
dc.description.abstractThis paper is an investigative study based on the use of the quantitative and qualitative methodologies with the objective of evaluating the quality of life of the aphasic citizen and its care taker, who participate of the ONG Ser em Cena . The methodologies are mutually complementary pointing out the perspective of the centrality and the respect to the citizens, offering elements that contribute in such a way for the implementation of proposals of action in the Ser em Cena , and in the Politics of Health that in fact propitiate the autonomy and the life quality improvement of the aphasic person and care taker. In the quantitative stage we applied for the two groups of citizens the generic questionnaire of evaluation of life quality - World Health Avality Organization of Life - shortened, WHOQOL-BREF in Portuguese version. The quantitative data were gotten by verbal statement, to the light of the Verbal History methodology, which were recorded in an interview situation with the usage of a script of specific questions for the aphasic person and the care taker. In the research 11 aphasic people and 9 care takers participated as citizens; from these participants, 2 aphasic people are independent and live by themselves. The statements collected disclose the obstacles of the aphasia, but also they disclose the forms of facing these obstacles. It shows the necessity of looking at the aphasic person not only for its problem of communication, but looking at the aphasia in a global way. The rehabilitation model goes beyond the recovery of the language; it must be extended to the other dimensions of the life that were also reachedeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36772/Regina%20Yara%20Pereira%20Rondon%20Monje.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentServiço Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectAphasiaeng
dc.subjectLife qualityeng
dc.subjectSer em cena (Organização)por
dc.subjectAfasiapor
dc.subjectAfásicos - Linguagempor
dc.subjectAfásicos - Reabilitaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleO ser em cena: afásico e cuidador no cenário da vidapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina Yara Pereira Rondon Monje.pdf889,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.