REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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Tipo: Dissertação
Título: Sensibilidade de crianças à variações na magnitude e atraso do reforçamento, usando brinquedo como reforço
Título(s) alternativo(s): Sensitivity of children to variations in reinforcer amount and delay, using toy to reinforcer
Autor(es): Ferreira, Nerúcia Andreza Resende
Primeiro Orientador: Andery, Maria Amália
Resumo: O presente estudo investigou se a escolha de crianças em função de mudanças nas contingências programadas para variar a magnitude do reforço e 0 atraso do reforço. Seis crianças, entre 5 e 6 anos, foram expostas a um procedimento de escolha em um esquema encadeado concorrente VI VI - 15s no elo inicial em uma tarefa de computador, usando um mouse.. A magnitude do reforço, o atraso do reforço, ou ambos, foram variados no elo terminal (período de acesso ao reforço), quando a criança respondia na tela com o mouse e era reforçada em um esquema FR5 com fichas. Os períodos de atraso consistiam de esquemas de Tempo Fixo. Foram requeridas respostas para obtenção de reforços, durante um período de acesso ao reforço. Estas respostas eram consequenciadas com fichas, que podiam ser de cores diferentes. Cada cor correspondia a uma magnitude uma vez que eram trocadas por números diferentes de brinquedos posteriormente. No Experimento 1, os participantes foram expostos a dois pares de magnitude do reforço e dois pares de atraso do reforço. A sensibilidade à magnitude e atraso do reforço foi determinada pelo número de respostas de escolha ao final do VI. Houve variabilidade nas escolhas dos sujeitos nas diferentes condições. Mesmo assim, a maioria dos participantes mostrou indiferença às condições de magnitude do reforço e preferiu atrasos curtos. Conseqüências imediatas (obtenção de fichas) parecem ter controlado a escolha de alguns participantes. No Experimento 2, os mesmos participantes do Experimento I escolheram entre reforços pequenas e imediatos, de um lado, e reforços maiores e mais atrasados de outro lado, em duas fases experimentais. A escolha de alguns participantes foi controlada pela magnitude malar do reforço, enquanto outros escolheram o atraso mais curto porém com uma menor magnitude do reforço. Participantes que foram indiferentes no Experimento I mostraram sensibilidade ao atraso do reforço no Experimento 2
Abstract: The present study investigated if children's choice in a concurrent chained schedule could be controlled by variations on reinforcement delay or magnitude. Six children, ages between 5 and 6 years old, were submitted to a chained VI-VI 15s schedule on the initial ink of the chain. Children responded on a computer screen using a mouse. On the terminal link, responses with a mouse on a given area of the computer screen were reinforced l\on a FR5 schedule with tokens. Either submitting subjects to distinct Fixed Time periods, or varying reinforcement magnitude by varying token colors reinforcement delay and magnitude was manipulated. Tokens could be of three different colors, each one corresponding to a different ratio of exchange at the end of the sessions, when they were exchanged for toys. Two pairs of reinforcement magnitude and delay were manipulated on Experiment one, for all subjects. The number of choice responses, at the end of the VI period, measured control by these variables. Results showed variability among subjects, although 5 of the six subjects seemed indifferent to magnitude variations. Some subjects seemed to be controlled by a smaller delay. The same six subjects participated on a second experiment, when reinforcer delay and reinforcer magnitude were varied at the same time. Control by reinforcer magnitude was found with some subjects Nevertheless; other subjects were more strongly controlled by remforcer delay, including subjects with no preferences during Experiment 1
Palavras-chave: Autocontrole
Escolha
Atraso do reforçamento
Magnitude do reforçamento
Self control
Choice
Reinforcer delay
Reinforcer magnitude
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Ferreira, Nerúcia Andreza Resende. Sensibilidade de crianças à variações na magnitude e atraso do reforçamento, usando brinquedo como reforço. 2002. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16638
Data do documento: 30-Nov-2002
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