REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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Tipo: Dissertação
Título: Magnitude do reforço como uma variável determinante da supressão condicionada da resposta humana de clicar
Título(s) alternativo(s): The reinforce magnitude as a variable determining conditioned suppression of human response of clicks
Autor(es): Silva, Ana Paula de Oliveira
Primeiro Orientador: Banaco, Roberto Alves
Resumo: O presente trabalho pretendeu investigar se a magnitude do reforço é uma variável relevante na determinação da supressão condicionada da resposta de clicar , produzida pela apresentação de um estímulo punidor negativo , em humanos. Trinta participantes foram recrutados e tinham como tarefa montar quebra-cabeças de 24 peças em um computador. A cadeia de respostas observada foi clicar, arrastar e acoplar peças dos quebra-cabeças. Cada lado da peça colocado na posição correta valia um ponto e, ao final do experimento, os pontos acumulados eram trocados por dinheiro. Os participantes foram distribuídos em 2 grupos (A e B) em função quantidade máxima de dinheiro recebida (R$ 10,00 ou R$ 20,00 reais respectivamente). Posteriormente, diante dos resultados obtidos com os grupos A e B, um novo grupo foi criado com 6 participantes que receberam R$ 10,00 reais e foram expostos a dez apresentações dos estímulos aversivos condicionados programados com duração de 15 segundos cada (em quanto os grupos A e B foram expostos a apenas 3 apresentações desse tipo, com duração de 1 minuto cada). Cada participante, independentemente do grupo a que pertencia, realizada o Teste de Tarefa e, obtendo êxito, iniciava a Linha de Base. Foram utilizados o procedimento de operante livre e o esquema de reforçamento FR1 tanto na Linha de Base quanto na Fase Experimental. As conseqüências para acertos e erros também eram as mesmas. A fase Experimental era iniciada assim que ocorresse a estabilização da taxa de respostas e da taxa de reforços obtidos. Para os participantes do Grupo A e do Grupo B, um esquema VT ou tempo variável entrava em vigor nessa fase, sobreposto ao esquema FR1 vigente: em três momentos do jogo a tela do computador ficava verde por 60 segundos e ao final desse período, um número fixo de pontos (quatro pontos que é equivalente a em torno de 10,5% do total de pontos possíveis de serem obtidos em um quebra-cabeça) era retirado do montante de pontos obtidos até o momento. A perda de pontos era sinalizada pelo computador através de um som ameno (semelhante ao de moedas caindo no chão). Para o Grupo C as condições eram idênticas, exceto o número de exposições aos estímulos condicionados. Nenhum dos participantes apresentou claramente um desempenho que poderia ser considerado supressão de resposta. Os desempenhos foram bastante variados, e não consistentes. As curvas da Fase Experimental apresentam variações semelhantes e às observadas na Linha de Base e não são consistentes e exclusivamente contingentes (e contíguas) à apresentação da tela verde
Abstract: The present study sought to investigate whether the magnitude of reinforcement is a relevant variable in determining the conditioned response suppression of "clicks", produced by presenting a negative punisher stimulus, in humans. Thirty participants were recruited and had tasked assemble puzzles 24 pieces on a computer. The responses observed was "click, drag, and engaging" pieces of the puzzle. Each side of piece placed in the correct position worth a point and, at the end of the experiment, the accumulated points were exchanged for cash. Participants were divided into 2 groups (A and B) in function maximum amount of cash received (R$10,00 or R$20,00 reais respectively). Subsequently, on the results obtained with the groups A and B, a new group was created with 6 participants who received R$10.00 reais and were exposed to ten presentations of conditioned aversive stimuli scheduled with a duration of 15 seconds each (groups A and B were exposed to only 3 presentations of this type, with duration of 1 minute each). Each participant, regardless of the group to which it belonged, performed the Test Task, and obtaining success, started the baseline. It was use the free operant procedure and the reinforcement schema FR1, both Baseline and Experimental Phase. The consequences for hits and errors also were the same. The pilot was initiated so that occurred the stabilization of response rate and the rate of reinforcements obtained. For participants of group a and group B, a schema VT or variable time entered into force at that stage, overlaid on the existing line FR1 schema: in three moments of the game the computer screen was green for 60 seconds and after that time, a fixed number of points (four points which is equivalent to around 10.5% of the total number of points that can be obtained on a puzzle) was withdrawn from the amount of points obtained so far. Loss was flagged by computer through a light sound (similar to coins falling on the floor). For the Group C conditions were identical, except the number of exhibits to the stimuli conditioned. None of the participants presented clearly a performance that could be considered response suppression. The performances were quite varied, and not consistent. The curves of the Experimental Phase present similar variations observed on the Baseline ones and are not consistent and exclusively quotas (and contiguous) upon presentation of the green screen
Palavras-chave: Supressão condicionada
Magnitude do reforço
Humanos
Conditioning suppression
Magnitude of reinforcement
Humans
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Silva, Ana Paula de Oliveira. The reinforce magnitude as a variable determining conditioned suppression of human response of clicks. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16617
Data do documento: 11-Nov-2010
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