REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16484
Tipo: Dissertação
Título: Educação profissional e construção de identidade
Autor(es): Silva, Isane Pereira da
Primeiro Orientador: Szymanski, Heloisa
Resumo: Recentemente, o discurso sobre a necessidade de maior qualificação dos trabalhadores intensificou-se e, com ele, a proliferação de atribuições à identidade dos trabalhadores, nos aspectos da cognição, da conduta, dos modos de agir, etc. Esta pesquisa analisa a construção da identidade dos trabalhadores da área de produção da Rhodia Ltda. - Unidade Química Santo André, diante o processo de Educação Profissional. Nesse estudo, a identidade é compreendida como fundamentalmente relacional e situada social e historicamente. Seu principal objetivo é compreender qual o sentido que os trabalhadores dão à identidade atribuída pela empresa na construção de sua identidade pessoal, na dimensão do trabalho. Utiliza como conceitos fundamentais: metamorfose desenvolvido por Ciampa e abordagem dramatúrgica desenvolvido por Goffman. O conceito de duplo vínculo, desenvolvido por Bateson, complementa esses conceitos fundamentais. A síntese da pesquisa documental sobre as atribuições dessa empresa à identidade de seus empregados foi categorizada em dois personagens: Leonardo da Vinci e Precavido. Duas entrevistas dialógicas seguiram-se com os trabalhadores,- sendo a última devolutiva - com o intuito de compreender a sua percepção em relação quanto ao sentido dessas atribuições. Como conclusão, pode-se compreender que o sentido que os trabalhadores dão à identidade que lhes é atribuída pela empresa está calcado, em grande medida, na percepção dos trabalhadores da relação de duplo vínculo estabelecida com a empresa. Como forma de resistência os trabalhadores baseiam seus modos de agir, as suas posturas, etc. - metaforicamente - na articulação da representação dos personagens Leonardo da Vinci e Precavido no seu cotidiano da empresa
Palavras-chave: Ensino profissional
Abordagem dramaturgica
Discurso empresarial
Identidade
Rhodia Ltda - Unidade Santo Andre
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Silva, Isane Pereira da. Educação profissional e construção de identidade. 1999. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16484
Data do documento: 30-Nov-1999
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isane Pereira da Silva.pdf
  Restricted Access
6,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.