REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem e desenvolvimento: concepção de fisioterapeutas que lidam com aquisição da marcha em crianças portadoras de paralisia cerebral
Autor(es): Pontes, Jaqueline Fernandes
Primeiro Orientador: Davis, Claudia Leme Ferreira
Resumo: Este trabalho envolveu a pesquisa e o estudo das concepções de aprendizagem e desenvolvimento de seis fisioterapeutas que atuam na área neuropediátrica em duas regiões brasileiras distintas, a Região Nordeste e a Região Sudeste. A partir de um roteiro semi-estruturado de entrevista foi possível desvelar a atividade profissional desses sujeitos e conhecer como concebem desenvolvimento e aprendizagem, além de perceber a articulação que fazem entre tais concepções na relação diária que estabelecem com a criança portadora de paralisia cerebral, com vistas à aquisição da marcha. A escolha de apreender as concepções em questão no cenário da atividade profissional que objetiva a aquisição de um padrão motor básico como a marcha, se deve ao fato deste padrão se relacionar intimamente com a maturação e, por conseguinte, ao desenvolvimento. Além disso, acreditamos que a prática do profissional traz - ao menos implicitamente - sua concepção acerca do desenvolvimentoe da aprendizagem. A pergunta direta sobre o que a fisioterapeuta entendia por aprendizagem e por desenvolvimento, bem como questões sobre sua atividade profissional nos permitiram desvelar uma concepção maturacionista de desenvolvimento e uma concepção empiricista de aprendizagem. Em face à dificuldade de se articular desenvolvimento e aprendizagem em perspectivas tão diferentes, sugerimos a abordagem psicológica proposta por Vygotsky, na crença de que ele pode esclarecer e auxiliar os fisioterapeutas a compreenderem melhor seu papel. Por último, mas não menos importante, cabe ressaltar que a Psicologia pode contribuir amplamente para a formação e para a atividade dos profissionais da fisioterapia, merecendo estudo mais aprofundado
Abstract: This research involved the study of the learning and development concepts of six phisiotherapists working in the neuro pediatriciam area in two different Brazilian Regions: the Northeast and Souttheast Regions. Starting from a gemi structured interview agenda it was possible to unveil the professional activities of these individuaIs and to know how they conceive the development and learning, and to perceive principally the interconnection they made between both conceptions in the daily relationship they establisch with the child bearing Cerebral Palsy aiming the march acquisition. The choise to learn the conceptions in question in the professional activities scenario aiming the acquisition of a basic motor standard as the marcha, is due to the fact of this standard to relate closely with the maturatio and consequenty to the developement. Furthe more we believe thet the professional practice brings - at least implicitly - its conception about the development and learning. The direct question about what the physiotherapist understood as learning and development, as well as questions her professional activity us to unlveil a mature concepption of development and na empiric conception of learning. Due to the difficult in articulating development and learning in so different perspectives, we sugest the psychological approac suggested by Vygotsky in the belief that it can clarify and help the physiotherapists to better understand their role. At last, but no lesse important, its important to stress thet the Psychology can give a major contribution to the formation and activity of physiotherapy professionals deserving a deeper study
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Pontes, Jaqueline Fernandes. Aprendizagem e desenvolvimento: concepção de fisioterapeutas que lidam com aquisição da marcha em crianças portadoras de paralisia cerebral. 1997. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16439
Data do documento: 30-Nov-1997
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