REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16424
Tipo: Dissertação
Título: História na escola e produção da queixa escolar: a visão da criança e do professor
Autor(es): Carvalho, Andrea Maria Joaquim de
Primeiro Orientador: Davis, Claudia Leme Ferreira
Resumo: Este trabalho teve como ponto de partida a análise da realidade educacional, na qual, ainda vigora, na ótica de profissionais envolvidos com a educação, a concepção de que a responsabilidade pelo fracasso escolar cabe exclusivamente aos alunos elou às suas famílias. A visão da criança a respeito de sua história na escola pode, no entanto, ser extremamente elucidativa de como se constitui tanto a queixa como o fracasso escolar, em especial quando cotejados com as percepções de docentes sobre o aluno e sua trajetória escolar. Este estudo pretende justamente, resgatar o ponto de vista do aluno em situaçao de risco, verificando, ainda, o de seus professores. Com base na teoria sócio-históríca, em especial na proposta de Vygotsky, considerou-se que a queixa escolar frequentemente se constitui e se esgota na interação professor-aluno. Foram elaborados dois instrumentos: um denominado "entrevista inicial com a criança" e, outro, chamado de "roteiro de entrevista a ser realizado junto ao professor". Ambos buscavam reconstruir a história do aluno na escola,de modoa desvendar as razães que levam à queixa escolar. O resultado desta pesquisa reafirma a idéia de que comprometimentos no processo de ensino-aprendizagem decorrem de descompassos entre professores e alunos, em especial quando rótulos negativos marcam o estudante e passam a reger a natureza da interação que estabelecem
Abstract: This workw as originated in an analysis of the educational reality, in which, from the perspective of the professionals involved, the causes for scholar failure are exclusive tyrelated to the studerits and their families.The child view of his/her school history may, however, be extremely elucidative of how the school complaint of hislher lack of leaming and the student's faiture were originated, specially when compared with lhe teaches perception about it. This study intends to recollect the perception of both the student in a risky situation and of the teachers in this regard. Based on the socio-historical theory, specially in the one proposed by Vigotsky, It was considered that the school complaint frequenty begins and ends in the teacher-student interaction. Two research instruments were created: one named "initial interview with the child" and other named "routine interview with the teacher". Both sought to reconstruct the history of the student in the school in a way to clarify the reasons that led to the complaint. The results of this work confirm the idea that problematic situations in the teaching-learning process are a result of unbalanced relationship between teachers and students, specially when the student is negatively rotulated and this rules the nature of the interaction established between them
Palavras-chave: Fracasso escolar
Professor e aluno
Disturbios de aprendizagem e de comportamento
Psicologia escolar
Queixa escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Carvalho, Andrea Maria Joaquim de. História na escola e produção da queixa escolar: a visão da criança e do professor. 2001. 219 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16424
Data do documento: 30-Nov-2001
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrea Maria Joaquim de Carvalho.pdf
  Restricted Access
10,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.