REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWajman, Sergio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786581E9por
dc.contributor.advisor1Luna, Sergio Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:57:30Z-
dc.date.available2008-08-07-
dc.date.issued2003-11-30-
dc.identifier.citationWajman, Sergio. O saber do adulto vai à escola: um convite a reflexão. 2003. 254 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16404-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo promover uma reflexão a respeito dos destinos que têm os saberes e conhecimentos de adultos submetidos a uma situação de re-escolarização. Não em qualquer tipo de escola, mas numa situação escolar promovida por uma entidade sindical. A utilização desses saberes na situação de ensino-aprendizagem, bem como a relação estabelecida entre eles e os novos, adquiridos na situação escolar, são temas de destaque. Tal estudo se justifica na medida em que este campo do conhecimento tem se mostrado relativamente pouco explorado pelos trabalhos acadêmicos na área da educação em geral e da Psicologia da Educação, em particular. Apenas 0,0037% da produção acadêmica realizada no Brasil, entre 1986 e 1998, tem como objeto o estudo dos saberes dos adultos que vão à escola. Parece-nos um número muito pequeno diante da grandeza da questão. A vertente teórica que norteia o estudo tem, por um lado, suas raÍzes fincadas no materialismo histórico, consubstanciado nas contribuições de autores como Bárbara Freitag, Gramsci, Althusser e Agnes Heller e, por outro lado, nas contribuições teóricas provenientes das reflexões de Paulo Freire, Lev Vygotsky e David Ausubel. Quanto ao caminho metodológico utilizado, procedeu-se a uma leitura pormenorizada de documentos contendo pressupostos educacionais, concepções a respeito da relação professor-aluno e propostas metodológicas, elaborados por entidades sindicais de destaque no meio sindical brasileiro. Além disso, procedeu-se à análise de depoimentos de docentes, alunos e dirigentes de um projeto educacional promovido pelas referidas entidades sindicais. Constatou-se a existência de grandes avanços conceituais, frutos da prática promovida pelo projeto educacional em questão, bem como de aspectos que demandam reflexão e questionamentopor
dc.description.abstractThis study was conducted with the intent of contributing to a better understanding of how (and if) school benefit ITompersonal background (life/labor previous experience as well as academic knowledge) when adults are submitted to a process of re-schooling undertaken by a Union sponsored school. It is of prime interest, in this research, to analyze what use school makes of such knowledge and what relation is established between previously acquired knowledge and the newly-acquired one, in the schoolsetting. Besides the relevance that such a research theme may have in itself, it gains prominence when it is revealed that this subject matter has been neglected in Brazilian academic studies done in the areas of education and educational psychology. In fact, only 0,0037% of the academic research conducted in Brazil, between 1986 e 1998, centered around adult knowledge in the process of re-schooling. No doubt, it is a very small percentage for such an important issue. Theoretical analysis was based, on the one hand, in historical-materialism, taking the points of view of such authors as Bárbara Freitag, Antonio Gramsci, Louis Althusser and Agnes Heller; and on the other hand, theoretical contributions of Paulo Freire, Lev Vygotsky and David Ausubel. As a starting point, the study conducted a thorough reading of documents issued by leading, brazilian labor union organizations in which ere are expressed their educational assumptions and conceptions related to the teacher-student relationship and their proposed methodology for educational practice. Empirical information were also analyzed and consisted of available responses given by teachers and students of a educational project - supported by Labor union organizations -, as well as by leaders of these entities. This material was obtained during a recently conducted study. As a result, it is possible to state that even though the educational project under consideration has produced considerable conceptual growth, many aspects of it are open to questions and demand a closer critical re-considerationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32628/Sergio%20Wajman.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectEducacao de adultospor
dc.subjectEscolas sindicaispor
dc.subjectPsicologia da Educacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleO saber do adulto vai à escola: um convite a reflexãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sergio Wajman.pdf
  Restricted Access
14,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.