REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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Tipo: Tese
Título: Nenhum de nós é tão esperto como todos nós: construindo histórias de sucesso na inclusão de crianças com deficiência mental na creche
Autor(es): Bartalotti, Celina Camargo
Primeiro Orientador: Davis, Claudia Leme Ferreira
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar experiências de sucesso na inclusão de crianças com deficiência mental em programa de creche. Constituindo-se em uma pesquisa de caráter participante, foram desenvolvidas intervenções em uma creche do município de São Paulo, envolvendo educadores, gestores e as crianças com deficiência mental nela incluídas. Tendo como unidade de análise as interações criança-criança e criança educador, foram desenvolvidas observações sistemáticas, realizadas palestras, trabalhos em parceira com as educadoras visando à melhor compreensão e atendimento às crianças com deficiência e, ainda, conversas com a Diretora e a Coordenadora Pedagógica, objetivando a análise reflexiva sobre o cotidiano da creche a proposição de ações que fossem favorecedoras do sucesso no processo inclusivo. Entendendo inclusão como a participação plena e com sucesso nas atividades pedagógicas desenvolvidas, partiu-se do pressuposto que, para que se efetive ações verdadeiramente inclusivas, e portanto, transformadoras, é necessário que se analise os contextos nos quais as exclusões são produzidas. Tendo como foco as crianças com deficiência mental incluídas na creche, essa foi estudada a partir do referencial da teoria histórico-cultural de Vygotsky, que aborda a deficiência mental como processo, e aponta para a importância das vivências coletivas, da interação com pares e da mediação pedagógica como elementos fundamentais para o desenvolvimento destas crianças. A análise dos dados demonstrou que a construção de histórias de sucesso na inclusão de crianças com deficiência mental em programas educacionais passa por uma reestruturação desses programas, que envolve, por um lado, a superação de barreiras atitudinais e, por outro, o oferecimento, ao educador, de possibilidades de acesso a conhecimento que lhe permita elaborar estratégias de intervenção que, respeitando as particularidades da criança com deficiência, e garantindo a sua participação no coletivo, sejam carregadas de intencionalidade pedagógica. Para que isso seja possível é preciso que aqueles que se propõem a apoiar programas inclusivos e, principalmente, a formar educadores na inclusão, desenvolvam ações pautadas na vivência coletiva, na parceria e na interação com o educador, de forma a contruir um contexto de significação que amplie a consciência de todos os nele envolvidos sobre o tema, e permita a implementação de ações, verdadeiramente, inclusivas
Abstract: The objective of this work has been to analyze experiences of success in the inclusion of children with mental deficiency in day-care center programs. Being this a research of participative character, interventions in a day-care center in the city of São Paulohave been developed, involving educators, administrators and the children with mental deficiency. Having as unit of analysis the interactions child-child and child-educator, the project involved the development of systematic comments, lectures, work in partnership with the educators aiming at the best understanding and care for the children with deficiency and meetings with the Director and the Pedagogical Coordinator with the goal of achieving a reflexive analysis on the daily operation of the day-care center and the proposal of actions that could support the success of the inclusion process. Understanding inclusion as the full and successful participation in the pedagogical activities performed, the starting thesis was that, in order to accomplish truly inclusive - and there fore transforming - actions, it is necessary to analyze the contexts in which the exclusions are produced. Having as the focus the children with mental deficiency in the day-care center, this setting was studied from the perspective of the historical-cultural theory of Vygotsky, that sees mental deficiency as a process and points, to the importance of the collective experiences, the interaction with peers and the pedagogical mediation as basic elements for the development of these children. The analysis of the data showed that the building of glories of success in the inclusion of children with mental deficiency in educational programs entails a reorganization of these programs, which involves, on the one hand, overcoming attitudinal barriers e, on the other, providing the educator with opportunities of access to the kind of knowledge that allows him to formulate intervention strategies that, while respecting the particularities of each child with deficiency and assuring its participation in the collective setting, are loaded with pedagogical purpose. For this to be possible, it is necessary that those who are willing to support inclusive programs e, especially, to form educators in the inclusion, develop actions based in the collective experience, in the partnership and the interaction with the educator, so as to build a meaningful context that increases the awareness of all those involved and allows the implementation of truly inclusive actions
Palavras-chave: Creches
Criancas deficientes mentais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Bartalotti, Celina Camargo. Nenhum de nós é tão esperto como todos nós: construindo histórias de sucesso na inclusão de crianças com deficiência mental na creche. 2004. 181 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16352
Data do documento: 30-Nov-2004
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