REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Um estudo fenomenológico sobre o processo de representatividade em uma EMEF de São Paulo: em foco protagonistas da inclusão de educandos com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): A phenomenological study about the representativeness process of scholars with intellectual disability in a public elementary school of São Paulo: focus on the protagonists of the inclusion of intellectually disabled
Autor(es): Murahara, Flavio Kenji
Primeiro Orientador: Gomes, Luciana Szymanski Ribeiro
Resumo: O presente trabalho consistiu em um estudo fenomenológico sobre o processo de representatividade de educandos com deficiência intelectual em uma escola municipal de educação fundamental de São Paulo, com o objetivo de investigar como o processo de representatividade escolar é compreendido pelos diferentes atores envolvidos na inclusão desses educandos. O primeiro capítulo fundamentou teoricamente a deficiência intelectual, enquanto o segundo capítulo referiuse às noções de educação inclusiva, movimentos sociais e práticas inclusivas escolares. Com relação ao método, apresentouse uma discussão sobre os aspectos epistemológicos da pesquisa, seguido da apresentação do contexto da pesquisa, que contemplou a descrição das reuniões preparatórias e das atividades relativas aos educandos representantes ocorridas na escola. O instrumento de coleta escolhido foi a entrevista reflexiva, sendo os participantes: a educadora da SAAI, os educandos representantes, as duas coordenadoras pedagógicas e a mãe de uma educanda representante. As análises apontaram para o fenômeno da representatividade como um processo que pode ser compreendido em sua dimensão educativa, que revelou muitos aspectos sobre a inclusão escolar do educando com deficiência. No entanto, tanto os estudos teóricos quanto as análises indicaram uma dicotomia entre as questões da participação social e da educação inclusiva. Verificouse que a experiência de se tornar representantes foi muito significativa para os educandos com deficiência intelectual. Além disso, compreendeuse a importância na relação entre a expressão dos educandos e a disposição sensível na escuta pelos educadores, condição para que haja uma efetiva participação na escola. Percebeuse ser necessário realizar adaptações como garantia para o envolvimento do educando com deficiência em um ambiente de representatividade. O presente estudo pode contribuir para futuras discussões sobre políticas públicas que foquem na apropriação dos espaços de representatividade escolar e sobre a participação do educando com deficiência na escola
Abstract: This study consisted on a phenomenological study about the representativeness process of scholars with intellectual disability in a public school of São Paulo. The aim of the study was to investigate how the inclusion actors comprehended this process. The first theoretical chapter contained a discussion about the intellectual disability while the second chapter discussed the concepts of inclusive education, social movements and inclusive practices in the school. Regarding the method, the epistemological aspects were initially introduced, followed by the descriptions of preparatory meetings and all activities related to representativeness in among the scholars. The chosen approach was the reflective interview, and the participants were: the SAAI educator, the representative scholars, the pedagogical coordinators and the mother of a representative scholar. The analysis of the data has shown that the process of representativeness was comprehended, in its educative dimension, by a wide variety of aspects. On the other hand, the theoretical studies and the analysis indicated a dichotomy among the social participation and inclusive education. Becoming a representative was a very meaningful experience for the scholars with intellectual disabilities. Furthermore, having their opinion expressed and the sensibility of being comprehended are the basis of an effective school participation. We realized that it is important for the school to make adaptations as a guarantee for the scholars with intellectual disability to get involved in a representative environment. Finally, the present research may contribute to future discussions about public policies, that should aim on the appropriation of the representative spaces in school and on the encouragement of the active participation of scholars with intellectual disability
Palavras-chave: Deficiência intelectual
Educação inclusiva
Fenomenologia
Merleau-Ponty
Representatividade
Inclusive education
Intellectual disability
Phenomenology
Representativeness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Murahara, Flavio Kenji. A phenomenological study about the representativeness process of scholars with intellectual disability in a public elementary school of São Paulo: focus on the protagonists of the inclusion of intellectually disabled. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16209
Data do documento: 4-Dez-2015
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