REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15924
Tipo: Dissertação
Título: Sagas de rpgistas: um estudo junguiano acerca do encontro com o herói via Role Playing Games
Título(s) alternativo(s): RPG S saga: a jungian study about the encounter with the hero via Role Playing Games
Autor(es): Guimarães, Paula Pinheiro Varela
Primeiro Orientador: Araújo, Ceres Alves de
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo principal buscar uma compreensão acerca do sentido da vivência dos jogos de R.P.G. à luz da Teoria Junguiana e como objetivos secundários, relacionar as etapas da jornada do herói de Joseph Campbell e os relatos dos sujeitos de pesquisa a respeito da vivência dos jogos de R.P.G. e buscar compreender o que o exercício da figura do herói e a vivência da jornada heróica, nos jogos de R.P.G., trazem como desdobramentos para os sujeitos de pesquisa em suas vidas reais. Utilizou-se o referencial teórico da Psicologia Analítica por contemplar os objetivos da presente pesquisa através de seus conceitos e pela possibilidade de análise simbólica do fenômeno estudado. Foram realizadas vinte entrevistas semi-dirigidas, através das quais foi possível perceber que o objetivo principal da pesquisa estava relacionado à construção e exercício de um personagem heróico, sendo, inclusive, identificados conteúdos referentes às etapas da jornada heróica elaborada por Joseph Campbell, o que deu origem aos objetivos secundários dessa pesquisa. As entrevistas, também, permitiram levantar categorias de análise, posteriormente, submetidas a uma análise quali-quantitativa. Essas foram: chamado à aventura, rumar ao desconhecido, apreensão de novos conteúdos, proezas físicas e/ou espirituais, reclamo pela singularidade, sacrifício, alteridade, recusa do retorno e retorno. Tais categorias foram correlacionadas com os seguintes dados: idade, sexo, religião, área de formação profissional, tempo de jogo e jogo preferido. Apenas foi encontrada correlação entre etapa da jornada heróica atingida e jogo preferido. Concluiu-se que cada tipo de jogo favorece a experiência, integração e superação de certa etapa da jornada heróica, pois a tem como foco. Ao escolherem a vivência de um personagem heróico e, então, determinado tipo jogo, os sujeitos respondem a uma necessidade pessoal de desenvolvimento, pois optam por um personagem representativo da ampliação de consciência e fortalecimento egóico, e um jogo que permite trabalhar a etapa da jornada heróica na qual se encontram, de modo a poderem evoluir em seus processos de individuação. Desse modo, a escolha e vivência de jogos de R.P.G. viabilizam o progressivo caminhar rumo a si mesmo
Abstract: This study aimed to seek an understanding of the meaning of the experience of R.P.G. games the light of Jungian Theory and as a secondary objective, list the steps of the hero journey of Joseph Campbell and the reports of the study subjects about the experience of R.P.G. games and try to understand what the exercise of heroic figure and the experience of the heroic journey with R.P.G. and bring developments to the study subjects in their real lives. It was used the theoretical framework of Analytical Psychology to contemplate the goals of this research through its concepts and the possibility of symbolic analysis of the phenomenon studied. It were made twenty semi-directed, through which it is noted that the main objective of the research was related to the construction and performance of a heroic character, and even identified content related to the stages of the heroic journey developed by Joseph Campbell, which gave rise to the secondary objectives of this research. The interviews also allowed up categories of analysis, subsequently submitted to a qualitative and quantitative analysis. These were called to the adventure, head to the unknown, apprehension of new content, physical prowess and / or spiritual, the uniqueness claim, sacrifice, otherness, refusing to return and return. These categories were correlated with the following data: age, sex, religion, professional area, playing time and favorite game. Only correlation was found between stage of the heroic journey and reached game. It was concluded that each type of game favors the experience, integration and overcoming certain stage of the heroic journey, because the focuses. By choosing the experience of a heroic character and then determined type game, the subjects respond to a need for a personal development as they choose a representative character of the expansion of consciousness and ego strength, and a game that allow you a stage of the journey heroic in what they are, so that they can evolve their processes of individuation. Thus, the choice and experience of the R.P.G. game be enable a gradual move towards himself
Palavras-chave: Psicologia analítica
Arquétipo do herói
Análise simbólica
Analytical psychology
Role Playing Game
The hero archetype
Symbolic analysis
Arquetipo (Psicologia)
Herois
Psicologia junguiana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Guimarães, Paula Pinheiro Varela. RPG S saga: a jungian study about the encounter with the hero via Role Playing Games. 2010. 237 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15924
Data do documento: 21-Mai-2010
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Pinheiro Varela Guimaraes.pdf4,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.