REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Maria Alice Castello de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256870D9por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Luís Claudio Mendonça-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:38:52Z-
dc.date.available2014-05-29-
dc.date.issued2014-04-25-
dc.identifier.citationAndrade, Maria Alice Castello de. Care and carelessness when looking after the unfocused : reflections based on the psychopedagogical clinic. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15343-
dc.description.resumoO presente estudo advém de ampla prática clínica psicopedagógica junto a supostos desatentos alguns diagnosticados com TDAH, vários pré-diagnosticados nas próprias escolas e impôs-se face a reiteradas evidências de que, já nas primeiras sessões, demonstram capacidade preservada de sustentar atenção; de que falhas ambientais passadas e/ou presentes sobressaem-se em suas trajetórias de vida; de que, mediante processo terapêutico implicado na atenção simultânea a esses indivíduos e à realidade externa que os circunda, muitos (re)assumem o percurso escolar com crescente autonomia. A pesquisa parte, assim, de uma suposição geral de que a falta de atenção do ambiente às reais condições e necessidades dessas crianças relaciona-se à origem e/ou à manutenção do quadro clínico da desatenção, e volta-se para as diferentes instâncias de cuidados com elas compromissadas pais, escola, médicos, psicopedagogos, professores, etc. , no intuito de fomentar reflexões em torno da qualidade do cuidar compartilhado e eventuais reposicionamentos. O percurso investigativo tem início com a alusão à problemática contemporânea da proliferação e banalização dos diagnósticos de TDAH as diferentes perspectivas de apreensão do quadro, os debates e polêmicas presentes, os fatores socioculturais intervenientes e, em seguida, com esclarecimentos relativos ao campo da psicopedagogia, seus fundamentos e contribuições para a reflexão em pauta. A Teoria Geral dos Cuidados, de Luís Claudio Figueiredo, é então evocada como eixo norteador da discussão em torno dos achados clínicos com desatentos mediante apresentação e análise de um caso clínico ilustrativo , a partir da qual pretende-se não apenas assinalar a relevância da discriminação de aspectos insalubres do cuidar na trajetória de vida dos supostos desatentos, mas também enfatizar os condicionantes do cuidar ético requerido, de maneira que este possa ser (re)estabelecido num enfrentamento coordenado da problemáticapor
dc.description.abstractThis study derives from a broad psychopedagogical clinical practice along with the supposed unfocused some diagnosed with ADHD, many pre-diagnosed by their own schools which was imposed driven by repeated evidences, that already in the first sessions demonstrate preserved ability to remain focused; that past and/or current environmental flaws stand out in their life journeys; that in face of a therapeutic process committed to the simultaneous attention to these individuals and the outside reality around them, many (re)assume the educational path autonomously. The research goes back to the general assumption that the lack of attention to the real conditions and needs of these children is related to the cause and/or the maintenance of the clinical condition of inattention, which remotes to the different instances of caring parents, school, doctors, psychopedagogues, etc. in order to instigate reflections around the quality of shared caring and eventual repositioning. The investigative course begins with reference to the contemporary problematic of proliferation and trivialization of the ADHD diagnosis the different ways of comprehending a clinical condition, the debating and controversy, the involved sociocultural factors followed by clarifications related to the psychopedagogy field, its elements and contributions to the reflection in question. The General Caring Theory by Luís Claudio Figueiredo is then evoked as a guiding axis to the discussion around the clinical findings of the unfocused upon presentation and analysis of an exemplifying clinical case from which it is intended not only to point out the relevance of discriminating unhealthy aspects of caring throughout the life path of the supposed unfocused, but also to highlight the factors which stipulate conditions for the required ethical caring, so that it can be (re)established by coordinately confronting the problematiceng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31821/Maria%20Alice%20Castello%20de%20Andrade.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesatençãopor
dc.subjectCuidadospor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectTDAHpor
dc.subjectInattentioneng
dc.subjectCareeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectADHDeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleCuidados e descuidos na atenção a desatentos : reflexões a partir da clínica psicopedagógicapor
dc.title.alternativeCare and carelessness when looking after the unfocused : reflections based on the psychopedagogical cliniceng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Alice Castello de Andrade.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.