REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerbara, Marcella Vicentini-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4694850D6por
dc.contributor.advisor1Malufe, Annita Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742266T6por
dc.date.accessioned2016-04-28T19:58:55Z-
dc.date.available2015-04-29-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.citationCerbara, Marcella Vicentini. A cena em processo: metateatro e Viewpoints na peça Gaivota - tema para um conto curto. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14759-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca contribuir para a análise da cena teatral contemporânea, tendo como base a peça Gaivota tema para um conto curto criação coletiva de Bel Garcia, Emílio de Mello, Enrique Diaz, Felipe Rocha, Gilberto Gawronski, Isabel Teixeira, Mariana Lima e direção de Enrique Diaz. Neste trabalho são focados os principais procedimentos usados no espetáculo como o ator-performer, a técnica do Viewpoints e o metateatro. O texto clássico usado como ponto de partida é A Gaivota, do autor russo Anton Tchekhov, marco das inovações propostas por Stanislavisky e o Teatro de Arte de Moscou no inicio do século XX. O que se pretende aqui é deixar registrado um dos procedimentos mais em voga da atualidade: a releitura de textos dramáticospor
dc.description.abstractThis research aims to contribute to the analysis of contemporary theater scene, based on the play, Gaivota tema para um conto curto, collectively building by Bel Garcia, Emilio de Mello, Enrique Diaz, Felipe Rocha, Gilberto Gawronski, Isabel Teixeira, Mariana Lima and directed by Enrique Diaz. This work focus out the main procedures used in the spectacle as the actor-performer, the technique of Viewpoints and metateatro. The classic text used as a starting point is A Gaivota, the Russian author Anton Chekhov, reference of the innovations proposed by Stanislavisky and the Moscow Art Theatre in the early twentieth century. The aim is to keep registered one of the trendiest of today: the reading of dramatic textseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30951/Marcella%20Vicentini%20Cerbara.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLiteraturapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTchekhovpor
dc.subjectGaivota - tema para um conto curtopor
dc.subjectTeatro contemporâneopor
dc.subjectViewpointspor
dc.subjectMetateatropor
dc.subjectAtor-performerpor
dc.subjectTchekhoveng
dc.subjectContemporany theatereng
dc.subjectViewpointseng
dc.subjectMetateatroeng
dc.subjectActor-performereng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleA cena em processo: metateatro e Viewpoints na peça Gaivota - tema para um conto curtopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcella Vicentini Cerbara.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.