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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14746
Tipo: | Dissertação |
Título: | O livro das interações: o jogo das linguagens no Caderno de poesia de Oswald de Andrade |
Título(s) alternativo(s): | The book of interactions: game of the languages of poetry in the Caderno of Oswald de Andrade |
Autor(es): | Brandão, Marcelo de Souza |
Primeiro Orientador: | Junqueira, Maria Aparecida |
Resumo: | Esta dissertação trata da interação entre palavras e imagens no Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. Pretende expor e analisar o diálogo estabelecido entre as linguagens verbais e visuais, os procedimentos da construção da imagem na linguagem poética oswaldiana, e a proposta artística da concepção deste livro. Para tanto, buscou-se responder as seguintes questões-problemas: até que ponto o Primeiro caderno se apresenta como um livro de poemas, no qual palavras e imagens são um todo inseparável? Se os desenhos não são meras ilustrações, mas dialogam com os textos verbais, formando uma rede de relações conectadas, um jogo de linguagens, que interação eles estabelecem? Para averiguar a legitimidade de tais informações foram estudados a trajetória de afinidade entre as linguagens, suas influências, distanciamentos, e o livro como objeto artístico. Também a ideia de conjunto coerente composto pela capa elaborada pelo autor, a capa original desenhada por Tarsila do Amaral, a folha de rosto e a homenagem, pois esses elementos são fundamentais para o entendimento da obra e do projeto estético-literário do autor. E por fim, os poemas Amor , As quatro gares , Fazenda , Chronica e Balas de estalo à luz da interação entre palavra e imagem, na estética do mínimo poucos traços, poucos versos. Fundamenta-se em conceitos teórico críticos de Haroldo de Campos (1990), Décio Pignatari (1973), Roland Barthes (1990), Michael Foucault (2008), Jacques Aumont (1993), Maria Nikolajeva e Carole Scott (2011), Julio Plaza (1982), Annateresa Fabris (1988) e Paulo Silveira (2001). Após esse percurso, conclui que existe, na poética do Primeiro caderno de Oswald de Andrade, uma interação de palavras e imagem, que se materializa em uma imagem escrita , e que o poeta inventivo e original, produziu uma obra inovadora, radical, brasileira e atemporal |
Abstract: | This dissertation deals with the interaction between words and images in the Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. Intends to expose and analyze the dialogue between verbal and visual languages, the procedures of image building in Oswaldian poetic language, and the artistic proposal designing this book. To this end, we sought to answer the following questions-problems: the extent to which the Primeiro caderno presents itself as a book of poems in which words and pictures are an inseparable whole? If the drawings are not mere illustrations, but dialogue with verbal texts, forming a network of connected relationships, a set of languages that interaction they establish? To ascertain the legitimacy of such information the trajectory affinity were studied between the languages, their influences, distances, and the book as art object. Also the idea of coherent set composed by its cover designed by the author, the original cover designed by Tarsila do Amaral, the cover and the homage, since these elements are critical to understanding the work and aesthetic-literary project of the author. Finally, the poems "Amor", "As quatro gares , "Fazenda", "Chronica" and "Balas de estalo" in light of the interaction between word and image, the "aesthetics of the minimum" - few traces, a few verses . Is based on theoretical and critical concepts of Haroldo de Campos (1990), Decio Pignatari (1973), Roland Barthes (1990), Michel Foucault (2008), Jacques Aumont (1993), Maria Nikolajeva and Carole Scott (2011), Julio Plaza (1982) Annateresa Fabris (1988) and Paulo Silveira (2001). After this journey, concludes that exists in the poetics of the Primeiro caderno Oswald de Andrade, an interaction of word and image that is embodied in a "picture writing" and that the inventive and original poet, has produced an innovative, radical work, Brazilian and timeless |
Palavras-chave: | Oswald de Andrade Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade Poesia modernista Livro ilustrado Palavra e imagem Modernist poetry Illustrated book Word and image |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Literatura |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Citação: | Brandão, Marcelo de Souza. O livro das interações: o jogo das linguagens no Caderno de poesia de Oswald de Andrade. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14746 |
Data do documento: | 29-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
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