Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14337
Tipo: | Dissertação |
Título: | Referenciação e sentido em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental I |
Autor(es): | Crês, Laísa Gabriela Larcher |
Primeiro Orientador: | Elias, Vanda Maria da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar o processo de referenciação em recontos de fábulas produzidos por alunos do Ensino Fundamental I, tendo como fundamentação teórica estudos do texto situados no campo da Linguística Textual. Assume-se como pressupostos teóricos que o texto é composto por elementos linguísticos, cognitivos, sociais e interacionais; os referentes são construídos no e pelo discurso pelos sujeitos envolvidos no processo interacional; a coerência é resultado de uma atividade realizada pelo sujeito tendo como ponto de partida o componente linguístico, mas não se limitando a ele. Considerando o objetivo da pesquisa, foi selecionado um corpus composto por vinte e dois recontos escritos de uma fábula e analisado o modo de constituição e de manutenção de referentes nesses recontos. Os resultados indicam que, nos recontos, os alunos introduzem os referentes e os mantêm em saliência por meio de variadas estratégias linguísticas que garantem a progressão referencial e a coerência do texto |
Abstract: | This research aims to analyze the referential process in retellings of fables produced by students of elementary school, with the theoretical foundation based on text studies in the field of Textual Linguistics. This study assumes as theoretical assumptions that the text is composed of linguistic, cognitive, social and interactional elements; the referents are built in the speech by the subjects involved in the interactional process; the coherence is the result of an activity performed by the subject, taking as starting point the linguistic components, but not limiting to them. A corpus composed of twenty two written retellings of a fable was selected considering the objective of this research. The corpus was analyzed according to its way of formation and maintenance. The results indicate that in retellings students introduce the referents and maintain them through different strategies that ensure the referential progression and the text coherence |
Palavras-chave: | Produção escrita Referenciação Coerência Ensino Fundamental I Written production Referential process Coherence Elementary school |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Língua Portuguesa |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
Citação: | Crês, Laísa Gabriela Larcher. Referenciação e sentido em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental I. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14337 |
Data do documento: | 10-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laisa Gabriela Larcher Cres.pdf | 7,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.