REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14318
Tipo: Tese
Título: O hipertexto em sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de Língua Portuguesa
Autor(es): Caldas, Alba Helena Fernandes
Primeiro Orientador: Elias, Vanda Maria da Silva
Resumo: Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta metodológica para o ensino de leitura do hipertexto nas aulas de Língua Portuguesa fundamentada em estudos do texto e do hipertexto em perspectiva sociocognitiva e interacional, como desenvolvidos no âmbito da Linguística de Texto. Para responder à questão central da pesquisa como elaborar uma proposta metodológica para o ensino de leitura de hipertexto no Ensino Fundamental II? necessário se fez um estudo sobre: i) como os documentos curriculares de Língua Portuguesa abordam a leitura do texto digital; ii) como os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II abordam a leitura de textos digitais; iii) como os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II trabalham em sala de aula a leitura de textos digitais. Assim sendo, do ponto de vista metodológico, foram adotados como procedimentos: 1) estudo dos documentos oficiais de Língua Portuguesa, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998) e os Conteúdos Básicos Comuns CBC (MINAS GERAIS, 2005), que orientam a prática pedagógica do professor do Ensino Fundamental II, de escola pública; 2) verificação do tratamento dado por livros didáticos à leitura de textos digitais; 3) análise dos dados coletados por meio de questionário sobre facilidades e dificuldades de professores do Ensino Fundamental II no trabalho com a leitura de textos digitais em sala de aula; 4) estudos teóricos sobre texto e hipertexto, numa perspectiva sociocognitiva e interacional; 5) construção de uma proposta metodológica para o ensino da leitura de hipertexto. A proposta elaborada apresenta duas etapas pensadas de forma inter-relacionada: a primeira tem como foco elementos e características do hipertexto que interferem no modo de leitura; a segunda tem como foco ativação de links e construção de sentidos com base em diversos conhecimentos do leitor e seus objetivos de leitura. Em seu conjunto a proposta se volta para o aprimoramento da atividade de leitura e produção de sentido em tempos de cultura digital
Abstract: This research aims to introduce a methodological proposal for the teaching of hypertext reading in Portuguese language classes based on text and hypertexts studies in the sociocognitive and interactionist perspectives, as they are developed in the context of Text Linguistics. To answer the core issue of the research how to elaborate a methodological proposal for the teaching of hypertext reading in basic education it is necessary to study: i) how the curriculum documents of Portuguese language deal with reading of digital texts; ii) how the textbooks of the National Textbook Program (PNLD) of Portuguese language in basic education deal with reading of digital texts; iii) how the teachers of Portuguese language in basic education deal with reading of digital texts in the classroom. Hence, from the methodological point of view, were adopted as procedure: 1) the study of the official documents of Portuguese language, the National Curricular Parameters PCN (BRASIL, 1998) and the Common Basic Contents CBC (MINAS GERAIS, 2005), which lead the teachers educational practice in basic education at public schools; 2) the verification of how the textbooks deal with reading of digital texts; 3) analysis of the data collected from a questionnaire about the facilities and difficulties that the teachers face in basic education during the use of digital texts in the classroom; 4) theoretical studies about texts and hypertexts in the sociocognitive and interactionist perspectives; 5) introduce a methodological proposal for the teaching of hypertext reading. The proposal brings two interrelated steps: the first one focuses components and characteristics of the hypertext which interfere in the readout mode; the second step focuses the activation of links and construction of meanings based in different foreknowledges of the reader and the objectives while reading. Overall, the proposal turns to the improvement of reading and construction of meanings activities in times of digital culture
Palavras-chave: Hipertexto
Leitura
Ensino de Língua Portuguesa
Hypertext
Reading
Portuguese language teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Língua Portuguesa
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Caldas, Alba Helena Fernandes. O hipertexto em sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de Língua Portuguesa. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14318
Data do documento: 11-Set-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alba Helena Fernandes Caldas.pdf19,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.