Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13973Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cardoso, Zélia Cemin | - |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706665T4 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosinda de Castro Guerra | - |
| dc.date.accessioned | 2016-04-28T18:23:46Z | - |
| dc.date.available | 2008-07-18 | - |
| dc.date.issued | 2008-06-09 | - |
| dc.identifier.citation | Cardoso, Zélia Cemin. Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem. 2008. 290 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13973 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho é parte de um projeto maior- Formação de Professores e Multiplicadores de Ensino-Aprendizagem de Inglês Instrumental para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico - identificado como ESPtec e tem como objetivo investigar as evidências de aprendizagem da proposta pedagógica de gêneros de Ramos (2004a) no material elaborado pelos Centros de educação de nível técnico, estaduais e federais participantes da Ação 2 do ESPtec. Para atingir esse objetivo, foram analisados o material didático produzido por cada Centro participante e as atividades de auto-avaliação inseridas no curso a fim de identificar as evidências de aprendizagem dos conceitos teóricos sobre elaboração de material fundamentado em gênero, segundo a proposta pedagógica de Ramos (2004a). A fundamentação teórica deste trabalho englobou o conceito de gênero (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); os conceitos teóricos sobre material didático e sua elaboração, (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); algumas propostas de elaboração de material didático com base em gêneros, focando, em especial, a proposta pedagógica de implementação de gêneros de Ramos (2004a). Este trabalho pode ser considerado como um estudo de caso fundamentado nos conceitos teóricos de Yin (1994), Stake (1995 e 1988) e Johnson (1992). Os resultados deste trabalho indicaram as evidências de aprendizagem dos conceitos de elaboração de material didático, fundamentado em gênero, segundo a proposta de Ramos (2004a), em seus aspectos teóricos e práticos | por |
| dc.description.abstract | This study is part of a larger project Development of teachers and multipliers of ESP for the Brazilian technical educational system and aims at researching the learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a) in the material developed by the centers, of the technical education system, that took part in the project. To reach this objective, the material developed by each center and the self evaluation activities of the course were analyzed to identify learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a). This study is grounded on the theoretical principles of genre (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); material development (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); some proposals of material development based on the concept of genre, highlighting the pedagogical proposal of Ramos (2004a). Methodologically, this study can be considered a case study based on the theoretical concepts of Yin (1994), Stake (1995, 1988) and Johnson (1992). The results of this research revealed the learning evidences of the concepts related to material development based on genre, according to the pedagogical proposal (Ramos, 2004a), in theoretical and practical terms | eng |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30770/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf.jpg | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
| dc.publisher.department | Lingüística | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Abordagem instrumental | por |
| dc.subject | Gênero | por |
| dc.subject | Proposta pedagógica | por |
| dc.subject | ESP | eng |
| dc.subject | Genre | eng |
| dc.subject | Pedagogical proposal | eng |
| dc.subject | Lingua inglesa -- Estudo e ensino | por |
| dc.subject | Material didatico | por |
| dc.subject | Material didatico -- Avaliacao | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
| dc.title | Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem | por |
| dc.type | Tese | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Zelia Cemin Cardoso.pdf | 12,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

