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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13848
Tipo: | Dissertação |
Título: | Na caravela da reflexão: medos, icertezas, descobertas de uma prefessora de inglês |
Autor(es): | Sousa, Maria Bernadette Nogueira de |
Primeiro Orientador: | Celani, Maria Antonieta Alba |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é investigar como um curso de formação de professores de inglês na rede pública, intitulado Reflexão sobre a Ação: o Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando , pode ter contribuído para mudar/transformar1 minha prática pedagógica. Para isso, examino algumas de minhas próprias interações com meus alunos de 5as, 6as e 7as séries do ensino fundamental em diferentes momentos (anos 2000, 2002 e 2004 antes, durante e após o término do referido curso), buscando compreender qual o meu papel e o de meus alunos, bem como investigar a visão de linguagem e de ensino-aprendizagem que permeiam minhas ações em sala de aula. Os pressupostos teóricos que embasam este estudo são a formação do professor reflexivo, proposta por Freire (1970), Freire & Shor (1986), Smyth (1987,1992) e Schön (1992, 2000); os Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998); a interação na perspectiva de Goffman(1981); a abordagem sócio-interacionista de ensino-aprendizagem, proposta por Vygotsky (1930/2003, 1934/2000); a visão de linguagem, discutida por Bakhtin (1929/2004, 1979/2003) e a noção de Complexidade, conforme Morin (2000, 2004, 2005) e Morin & Le Moigne (2000). Este trabalho contribuiu para que pensasse criticamente sobre minhas ações e linguagem em sala de aula, como fatores dinâmicos no ensino-aprendizagem, mas não exclusivos ou determinantes desse processo, uma vez que ambos alunos e professores fazem parte da complexa teia da sociedade. Os resultados permitiram observar a repercussão que um curso de formação para professores pode ter na prática docente. A transformação/mudança do indivíduo não ocorre ao término de um prazo, não depende de um único fator, mas de inúmeros fatores entrelaçados, determinantes e determinados pelo momento sócio-histórico, no qual estão inseridos. 1 Esta pesquisa não terá como foco os conceitos de mudança/transformação utilizados por alguns teóricos |
Abstract: | The aim of this research is to investigate how a course for state school English teachers development, called Reflexão sobre a Ação: o Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando , may have contributed to change/transform2 my pedagogical practice. For that, I examine some of my own interactions with my 5th, 6th, and 7th grade students of elementary school in different moments (2000, 2002, 2004 before, during and after I had finished the referred course), trying to understand not only what my own role is but also my students . I also want to examine the views of language and of teaching-learning which emerge from my actions in the classroom. The theoretical bases for this study are the development of the reflective teacher proposed by Freire (1970), Freire & Shor (1986), Smyth (1987,1992) and Schön (1992, 2000); Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998); the interaction in conversational dialogues, proposed by Goffman (1981); the sociointeractionist teaching- learning approach, proposed by Vygotsky (1930/2003, 1934/2000); the language view discussed by Bakhtin (1929/2004, 1979/2003) and the notion of Complexity, according to Morin (2000, 2004, 2005) and Morin & Le Moigne (2000). This work contributed to help myself think critically about my actions and language in the classroom as dynamic factors in the teaching-learning process but not as exclusive or determinant ones, since both teacher and students belong to the complex net of society. The results of the analyses helped observe the repercussion of a development cour se for teachers may have in teaching practice. The change/transformation of a person does not occur at the end of a term; it does not depend on just one factor, but on several interlaced ones, which determine and are determined by the sociohistoric moment |
Palavras-chave: | Professores de ingles English teachers Professores de ingles -- Formacao profissional Lingua inglesa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Lingüística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Sousa, Maria Bernadette Nogueira de. Na caravela da reflexão: medos, icertezas, descobertas de uma prefessora de inglês. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13848 |
Data do documento: | 10-Out-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
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