REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13845
Tipo: Dissertação
Título: A abordagem transversal na formação crítica, reflexiva e humanista de alunos de um curso de Letras: Inglês
Autor(es): Silva, João Batista Teixeira da
Primeiro Orientador: Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
Resumo: Este estudo aborda a adoção da Transversalidade na formação crítica, reflexiva e humanista de alunos de um curso de Letras: Inglês, nível Intermediário. O objetivo é mostrar que a abordagem transversal propicia a esses alunos meios para construírem conhecimento em interação com a realidade. Face a temas de relevância social que incitam questões que afetam o cotidiano, o aluno desenvolve habilidades comunicativas e lingüísticas por meio de relatos e discussões, as quais, por sua vez, o alçarão à posição de colocar-se criticamente. Esse posicionamento faculta ao aluno, professor em pré-serviço, a possibilidade de experienciar lingüisticamente características do discurso argumentativo. Nesse sentido, a adoção da abordagem transversal no processo de formação do professor de Inglês em pré-serviço implica, ainda, uma coerência entre a formação recebida e a prática profissional; em outras palavras, o princípio da simetria invertida. Os principais pilares teóricos em que este estudo se fundamenta são: a. os estudos sobre a Transversalidade, segundo Celani, Yus e outros; b. a relação de ensino-aprendizagem, na visão de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal; c. ética; e d. inclusão. A metodologia adotada é qualitativa, na forma como trata os dados; e etnográfica, no que diz respeito à coleta dos mesmos. Os participantes da pesquisa são alunos e professor de um grupo do curso de Letras: Inglês, nível Intermediário, da PUC-SP. Os dados, na forma de seminários apresentados ao final de um tema desenvolvido à luz da Transversalidade, foram gravados e transcritos para posterior análise. Os resultados indicam que os alunos, por muitas vezes, adotaram um discurso argumentativo para se posicionar criticamente, indo além do discurso narrativo, conforme proposto no programa da disciplina. É por acreditarmos na importância da formação de professores de Letras, bem como em sua ação como educadores críticos, reflexivos, humanistas e coadjuvantes na formação de cidadãos éticos, inclusivos e incluídos que conduzimos e apresentamos esta pesquisa
Abstract: This research focuses on the adoption of Transversality in the critical formation of students in an English teacher formation course. Our objective is to show that this approach gives the students the opportunity of building knowledge in interaction with reality. Facing themes of social relevance, the pre-service teacher develops communicative and linguistic abilities through reports and discussions, which will enable him / her to develop critical thinking. This criticism gives the student the possibility of experiencing linguistic characteristics of argumentative discourse. This study is supported by theories which include: a. Transversality, as seen by Celani, Yus and others; b. the teaching-learning interaction according to Vygostky s Zone of Proximal Development; c. ethics; and d. inclusive education. Data is analyzed according to qualitative methodology and data collection followed ethnographic procedures. The participants are the students and teacher in an English teacher formation course at the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Data was obtained from presentations delivered at the end of a thematic discussion adopting a transdisciplinary approach. An audio recording and subsequent transcription were performed. The results suggest that the students frequently adopted an argumentative discourse to express themselves critically, moving beyond the narrative discourse borders proposed in the original course programme. It is our belief that a critical, committed formation of English pre-service teachers will foster the relevance of their role as educators of critical and inclusive citizens. This is the motivation for this study to be carried out and presented
Palavras-chave: Transversalidade
Inglês intermediário
Transversality
English teacher formation course
Interdisciplinaridade em educacao
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Professores de ingles -- Formacao profissional
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Silva, João Batista Teixeira da. A abordagem transversal na formação crítica, reflexiva e humanista de alunos de um curso de Letras: Inglês. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13845
Data do documento: 31-Out-2006
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAEL - Joao Batista T Silva.pdf684,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.