REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13792
Tipo: Dissertação
Título: Inglês para pilotos: análise de necessidades das situações - alvo
Autor(es): Gallo, Cybele Aparecida D´Avila
Primeiro Orientador: Barbara, Leila
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma análise de necessidades de uso da língua inglesa por pilotos brasileiros de linhas domésticas e internacionais, com o objetivo de trazer algumas contribuições para o ensino de inglês para esta categoria profissional. Os dados foram coletados em contextos variados e em duas etapas distintas: primeiramente, durante o período no qual fui avaliadora de proficiência em inglês em uma empresa aérea e, em seguida, quando atuei como professora de inglês para pilotos. O principal arcabouço teórico que norteou este estudo é o da abordagem de ensino de línguas denominada Inglês para Fins Específicos (Hutchinson e Waters,1987; Dudley Evans &SJohn,1990 e Robinson,1991), conhecida no Brasil como Abordagem Instrumental . Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: entrevistas informais e semi-estruturadas, questionários, excertos de notícias da aviação, bibliografia específica, documentos normativos e instrucionais, relatórios e transcrições de interações entre pilotos e controladores. Os informantes foram pilotos de várias empresas aéreas, alunos e não-alunos, de vôos domésticos e internacionais. Os resultados da análise dos dados possibilitaram o levantamento de situações-alvo de rotina e de emergência, nas quais os pilotos precisam ter um bom desempenho em inglês e levaram à identificação das necessidades de uso da língua inglesa pelos pilotos nessas situações. As informações obtidas durante a coleta de dados parecem confirmar que o conhecimento e uso da fraseologia aeronáutica por pilotos, embora essencial para o desempenho da maioria das tarefas profissionais relacionadas às situações - alvo, só é totalmente funcional em circunstâncias extremamente previsíveis, que são as situações de rotina, e em algumas situações de emergência. Os dados sinalizam que um conhecimento mais abrangente de inglês é necessário para que os pilotos possam estabelecer e manter uma comunicação eficiente com controladores e com os outros grupos de interlocutores de seu contexto profissional, em situações onde surjam complicações ou eventos inesperados, e para as quais ainda não exista uma fraseologia pronta que possa ser utilizada. Os resultados também indicaram que, além das habilidades de compreensão e produção oral, os pilotos precisam ser proficientes na habilidade de leitura e compreensão de textos específicos , o que também se caracterizou como um requisito fundamental para que não haja riscos a segurança do vôo
Abstract: This study shows the results of a needs analysis of the use of English by Brazilian pilots of both domestic and international routes, with the aim at contributing to the teaching of English for pilots. The data were collected in various contexts and in two stages. In the first one, they were collected during the period I worked for an airline company as a language rater. The second stage took place during the years I worked as an English teacher for pilots. The main theoretical framework of this study is the English for Specific Purpose approach (Hutchinson e Waters, 1987; Dudley Evans& St.John, 1990; Robinson,1991), named Inglês Instrumental in Brazil . In order to obtain the information I needed, several instruments were used: informal and semi-structured interviews, one questionarie , excerpts of aviation news, specialized bibliography, normative and instructional documents, reports and transcripts of messages exchanged between air traffic controllers and pilots. The subjects that took part in this research were domestic and international pilots from different airlines, students and non-students alike .The results of the analysis led to the identification of routine and emergency target - situations where pilots need to have a good performance in English. The information gathered through this study seems to confirm that , although the knowledge and use of aviation phraseology by pilots is essential to carry out their professional tasks , it is only functional to prescribed routine situations and certain emergency situations . Data also suggest that pilots need to have sufficient proficiency in English to be able to communicate effectively with air traffic controllers and other interlocutors in a variety of circumstances , mainly when complications arise or when they have to deal with unexpected events for which a phraseology has not been conceived yet .The results also showed that ,in addition of good speaking and listening skills, pilots need to be proficient in reading and understanding specific texts in English, which is also a requirement to ensure the safety of the flight
Palavras-chave: Abordagem instrumental
Aviação
Inglês para aviação
Lingua inglesa -- Conversacao e frases (para aviadores)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Gallo, Cybele Aparecida D´Avila. Inglês para pilotos: análise de necessidades das situações - alvo. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13792
Data do documento: 10-Mai-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CYBELE APARECIDA DAVILA GALLO.pdf
  Restricted Access
1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.