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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13781| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Análise de necessidades em língua inglesa para alunos de administração de empresas: um estudo sob a perspectiva sistêmico-funcional |
| Título(s) alternativo(s): | A systemic analysis of data on the needs of English for business administrators |
| Autor(es): | Lopes, Rosangela dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Barbara, Leila |
| Resumo: | Este estudo mostra os resultados de uma pesquisa na área de Inglês Instrumental, com o objetivo de realizar uma análise de necessidades do uso da língua inglesa por administradores de empresa, comparando o que dizem os alunos com o que dizem os profissionais consultados a respeito do uso do inglês no seu trabalho. Os instrumentos de coleta utilizados foram 38 questionários aplicados a alunos de administração de empresas do segundo ano do curso noturno de um centro universitário da zona norte da cidade de São Paulo, 55 aplicados a profissionais diretamente atuantes na área administrativa em empresas de pequeno, médio e grande porte, sem distinção de cargos, contanto que trabalhassem na área em questão e, finalmente 15 aplicados a administradores com cargos de chefia em empresas de portes distintos. Como base teórica para a elaboração dos questionários usamos os estudos de Hutchinson & Waters (1987) e Celani (1988, 2001, 2005). Nesta pesquisa utilizamos a abordagem Sistêmico Funcional para interpretação dos dados discursivos. Segundo Eggins (1994), a abordagem Sistêmico Funcional explica o modo como os significados são construídos nas interações lingüísticas do dia-a-dia. Por isso, requer análise de produtos autênticos das interações sociais (textos orais e escritos) levando em conta o contexto cultural e social em que ocorrem a fim de entender a qualidade dos textos: porque um texto significa o que significa, e porque ele é avaliado como o é. Para a investigação acerca da linguagem foi utilizada a ferramenta computacional WordSmith Tools que permite recursos para análise de vários aspectos da linguagem. Entre estes aspectos, estão a composição lexical, a temática de textos selecionados, e a organização retórica e composicional de gêneros discursivos. Através dos instrumentos de coleta pudemos identificar as necessidades objetivas e subjetivas de aprendizagem dos alunos pesquisados; levantar as tarefas executadas na situação alvo, identificar as exigências do mercado de trabalho; possibilitando, dessa forma, estabelecer objetivos claros e definidos para o ensino de língua inglesa para os futuros profissionais, tornando assim, o aprendizado significativo para os estudantes de administração de empresas |
| Palavras-chave: | Analise de necessidades Ingles Instrumental Needs analysis English for specific purposes Lingua inglesa -- Estudo e esnino -- Finalidades especificas Lingia inglesa -- Ingles tecnico |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Lingüística |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
| Citação: | Lopes, Rosangela dos Santos. A systemic analysis of data on the needs of English for business administrators. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13781 |
| Data do documento: | 9-Mai-2006 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
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