REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
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dc.creatorOliveira, Dionéia Menin da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420561H3por
dc.contributor.advisor1Liberali, Fernanda Coelho-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:22:25Z-
dc.date.available2011-11-11-
dc.date.issued2011-10-27-
dc.identifier.citationOliveira, Dionéia Menin da Silva. A atividade aula de teatro como instrumento na produção de conhecimento. 2011. 161 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13541-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é compreender criticamente, dentro da perspectiva sóciohistórico- cultural, a atividade social da aula de teatro, para verificar como os papéis do professor-diretor e dos alunos-atores contribuem para a construção do personagem, buscando a transformação de todos os participantes. Entende-se que a criação de um espaço de colaboração pode propiciar aos alunos da aula de teatro do musical do colégio situações para expor e confrontar sentidos para a construção dos personagens. Este estudo se configura como uma pesquisa crítica de colaboração, já que busca a transformação dos participantes e que enfoca a linguagem. Insere-se nos estudos da Linguística Aplicada e fundamenta-se na Teoria da Atividade Sócio-Histórico Cultural concebida por Leontiev, Engestron e Liberali. O trabalho analisa a organização a atividade social do teatro, com ênfase no papel da linguagem como mediadora das relações estabelecidas pelos sujeitos. Considera-se que a argumentação permite aos interlocutores a exposição de seus sentidos em busca de uma construção de significados compartilhados. A partir de Vygotsky, Newman e Holzman, são utilizados os conceitos de sentido e significado e zona de desenvolvimento proximal. A análise dos dados enfoca o potencial argumentativo das interações e se baseia nas categorias propostas por Perelman e Olbrechts-Tyteca, Charaudeau e Pontecorvo. A análise indica que os alunos intensificam sua argumentação quando são desafiados, tornando a aula de teatro um espaço de colaboração entre eles. Nesse processo, a interpretação, com base em Stanislavsky e Vigotsky, possibilita a visualização da caracterização do personagem pelos alunos, utilizando recursos de sua própria vida e as suas memórias emocionais para construir novos significados compartilhadospor
dc.description.abstractThis research aims to understand with critical mind, within the social-historical cultural perspective, the social activity of the drama class, in order to verify how the roles of the teacher-director and the learners-actors contribute to the character s elaboration, searching for the transformation of all the participants. It is understood that the creation of a collaborative space can lead students of drama class of the school musical into situations to show and contrast senses to elaborate the characters. This study is shown as a critical research of collaboration, as it searches for the participants transformation and focus on language. It belongs to the Applied Linguistics studies and has its principals based on the Social-Historical Cultural Theory proposed by Leontiev, Engestron and Liberali. This project analyzes the organization of the social activity of drama, with emphasis on the language role as a mediator of the relationships established by the individuals. It is considered that the argumentation allows the interlocutors to show their senses in search for the elaboration of shared meanings. From Vygotsky, Newman and Holzman on, the concepts of meaning and sense, and the zone of proximal development are being used. The analysis of the data focus on the argumentative potential of the interactions and it is based on the categories proposed by Perelman and Olbrechts- Tyteca, Charaudeau and Pontecorvo. The analysis shows that the students enhance their argumentation when they are challenged, changing the drama class into a space of collaboration among them. In this process, the performance, based on Stanislavsky and Vigotsky, enables the students to visualize the character s personification, using their own lives resources and their emotional memories to build new shared meaningseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30238/Dioneia%20Menin%20da%20Silva%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAula de teatropor
dc.subjectConstrução do personagempor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectDrama classeng
dc.subjectElaboration of the charactereng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectArgumentationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA atividade aula de teatro como instrumento na produção de conhecimentopor
dc.typeDissertaçãopor
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