REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEstefogo, Francisco-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771708Z7por
dc.contributor.advisor1Liberali, Fernanda Coelho-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:22:23Z-
dc.date.available2011-10-10-
dc.date.issued2005-06-30-
dc.identifier.citationEstefogo, Francisco. Atividades de planejar: espaços de formação e atuação critica. 2005. 189 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13532-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar como a linguagem que realizou a reunião de um planejamento curricular de inglês de uma escola em São Paulo é permeada pela linguagem utilizada nas reuniões de planejamento das unidades didáticas, ocorridas durante o última semestre de um curso de formação critica de professores de inglês Mais especificamente, o foco do presente estudo reside na investigação do objeto realizado e de como o processo reflexivo critico foi vivenciada a partir da relação entre as reuniões de planejamento das unidade didáticas e a reunião de planejamento curricular de inglês O presente estudo está embasado na Teoria da Atividade, conforma discutido por Vygotsky (1981,1978,1934,1989,1930,1994), Leont'e (1978,1981) e Engestrom (1987,1999). Também está pautado na reflexão critica (Freire, 1970; Smyth, 1992 Zeichner & Liston, 1987; Kemmis, 1987; Liberali, 2004, 2003,2000 1999; Magalhães, 2002, entre outros), no processo de formação dá professores reflexivos críticos, bem como em concepções dá planejamentos curriculares que têm uma perspectiva de ensino dá formação de cidadãos críticos (Padilha, 2002, Vasconcellos, 2002 Gandir Ir Gandin, 2002 Gandin & Geremasca, 2002, entre outros) As discussões dos resultados revelam que os espaços de planejamento das unidades didáticas, bem como do planejamento curricular de inglês podem ser contextos de formação e atuação critica dos envolvidospor
dc.description.abstractThis study aims at investigating how the language used in the planning of the annual English language syllabus of a school in the city of Sao Paulo was conveyed by the language used in the planning of English teaching material. The latter planning took place during the last semester of a course which aims at developing critical reflective English teachers. The theoretical framework is based on Activity Theory (Vygotsky, 1981, 1978,1934,1989,1930,1994; Leont'ev, 1978,1981; Engeström 1987, 1999) and on the principles of critical reflection (Freire, 1970; Smyth, 1992; Zeichner & Liston, 1987; Kemmis, 1987; Liberali, 2004,2003, 2000,1999; Magalhães, 2002, amongst others) as a tool of developing critical reflective teachers. As well as that, it is also based on the annual syllabus school planning which has the perspective of developing critical citizens (Padilha, 2002, Vasconcellos, 2002 Gandin & Gandin, 2002 Gandin & Geremasca, 2002, amongst others). The data analysis and intepretation suggest that either the planning of English teaching materials or annual English syllabus can be contexts which may foster critical developing and actingeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30222/Francisco%20Estefogo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectReflexao criticapor
dc.subjectProfessores de ingles -- Formacao profissionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleAtividades de planejar: espaços de formação e atuação criticapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Estefogo.pdf
  Restricted Access
12,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.