REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História da Ciência
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTonetto, Sonia Regina-
dc.contributor.advisor1Beltran, Maria Helena Roxo-
dc.date.accessioned2016-04-28T14:16:19Z-
dc.date.available2014-05-14-
dc.date.issued2014-03-19-
dc.identifier.citationTonetto, Sonia Regina. The Co-operative Education of the Mme Curie: relationship between science and education amid debate about the French education in the late nineteenth century and early twentieth century. 2014. 116 f. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13292-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as ideias sobre métodos de ensino de ciências, no início do século XX, defendidas por cientistas de destaque, como Marcellin Berthelot, Paul Langevin e Henri Poincaré e a importante participação desses cientistas na reforma do ensino francês de 1902. Além disso, procurou-se entender as dificuldades enfrentadas no ensino nas escolas francesas daquele período, compreendendo o que esses cientistas acreditavam ser o método ideal para o ensino de ciências e a influência das ideias positivistas nessas discussões. Analisa-se em particular o papel da Cooperativa de Ensino de Mme Curie (1907-1908) e os objetivos do grupo de professores que, como Paul Langevin, se envolveu nos debates sobre a reforma. Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise de documentos depositados no Institut Curie e na Bibliothèque Nationale de France, Paris, textos da época, livros escritos por estudiosos e cientistas com participação direta e indireta na reforma, registros de conferências, artigos publicados, manuscritos das crianças que participaram da cooperativa, como Isabelle Chavannes e Irène Curiepor
dc.description.abstractThis work aims to analyze the ideas about methods of teaching science in the early twentieth advocated by prominent scientists as Marcellin Berthelot, Paul Langevin and Henri Poincaré and the important contribution of these scientists in the reform of French teaching, 1902. Furthermore, we sought to understand the difficulties faced in teaching in French schools of that period, we sought to also to understand what these scientists believed to be the ideal science teaching method and the influence of positivist ideas in these discussions. We analyzed in particular the role of Co-operative Education of Mme Curie (1907-1908) and the objectives of the group of teachers, including Paul Langevin, which was involved in the discussions on the reform. This work was developed from the analysis of documents filed at the Institut Curie and at Bibliothèque Nationale de France, texts and books written by scholars and scientists, with direct and indirect participation in the reform, records of lectures, articles and manuscripts of the children who participated in the cooperative, as Isabelle Chavannes and Irène Curieeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29947/Sonia%20Regina%20Tonetto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentHistória da Ciênciapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da Ciênciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Ciência e Ensinopor
dc.subjectReforma de ensinopor
dc.subjectFrança, Século XXpor
dc.subjectCooperativa de ensinopor
dc.subjectMme Curiepor
dc.subjectMarcellin Berthelotpor
dc.subjectPaul Langevinpor
dc.subjectHenri Poincarépor
dc.subjectComtepor
dc.subjectHistory of Scienceeng
dc.subjectHistory of Science and Educationeng
dc.subjectReform educationeng
dc.subjectFranceeng
dc.subjectTwentieth centuryeng
dc.subjectCo-operative Educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpor
dc.titleA Cooperativa de Ensino de Mme Curie: relações entre ciência e educação em meio ao debate sobre o ensino francês entre o final do século XIX e o início do século XXpor
dc.title.alternativeThe Co-operative Education of the Mme Curie: relationship between science and education amid debate about the French education in the late nineteenth century and early twentieth centuryeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História da Ciência

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sonia Regina Tonetto.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.