Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tonetto, Sonia Regina | - |
dc.contributor.advisor1 | Beltran, Maria Helena Roxo | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-28T14:16:19Z | - |
dc.date.available | 2014-05-14 | - |
dc.date.issued | 2014-03-19 | - |
dc.identifier.citation | Tonetto, Sonia Regina. The Co-operative Education of the Mme Curie: relationship between science and education amid debate about the French education in the late nineteenth century and early twentieth century. 2014. 116 f. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13292 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar as ideias sobre métodos de ensino de ciências, no início do século XX, defendidas por cientistas de destaque, como Marcellin Berthelot, Paul Langevin e Henri Poincaré e a importante participação desses cientistas na reforma do ensino francês de 1902. Além disso, procurou-se entender as dificuldades enfrentadas no ensino nas escolas francesas daquele período, compreendendo o que esses cientistas acreditavam ser o método ideal para o ensino de ciências e a influência das ideias positivistas nessas discussões. Analisa-se em particular o papel da Cooperativa de Ensino de Mme Curie (1907-1908) e os objetivos do grupo de professores que, como Paul Langevin, se envolveu nos debates sobre a reforma. Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise de documentos depositados no Institut Curie e na Bibliothèque Nationale de France, Paris, textos da época, livros escritos por estudiosos e cientistas com participação direta e indireta na reforma, registros de conferências, artigos publicados, manuscritos das crianças que participaram da cooperativa, como Isabelle Chavannes e Irène Curie | por |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the ideas about methods of teaching science in the early twentieth advocated by prominent scientists as Marcellin Berthelot, Paul Langevin and Henri Poincaré and the important contribution of these scientists in the reform of French teaching, 1902. Furthermore, we sought to understand the difficulties faced in teaching in French schools of that period, we sought to also to understand what these scientists believed to be the ideal science teaching method and the influence of positivist ideas in these discussions. We analyzed in particular the role of Co-operative Education of Mme Curie (1907-1908) and the objectives of the group of teachers, including Paul Langevin, which was involved in the discussions on the reform. This work was developed from the analysis of documents filed at the Institut Curie and at Bibliothèque Nationale de France, texts and books written by scholars and scientists, with direct and indirect participation in the reform, records of lectures, articles and manuscripts of the children who participated in the cooperative, as Isabelle Chavannes and Irène Curie | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29947/Sonia%20Regina%20Tonetto.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | História da Ciência | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | História da Ciência e Ensino | por |
dc.subject | Reforma de ensino | por |
dc.subject | França, Século XX | por |
dc.subject | Cooperativa de ensino | por |
dc.subject | Mme Curie | por |
dc.subject | Marcellin Berthelot | por |
dc.subject | Paul Langevin | por |
dc.subject | Henri Poincaré | por |
dc.subject | Comte | por |
dc.subject | History of Science | eng |
dc.subject | History of Science and Education | eng |
dc.subject | Reform education | eng |
dc.subject | France | eng |
dc.subject | Twentieth century | eng |
dc.subject | Co-operative Education | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS | por |
dc.title | A Cooperativa de Ensino de Mme Curie: relações entre ciência e educação em meio ao debate sobre o ensino francês entre o final do século XIX e o início do século XX | por |
dc.title.alternative | The Co-operative Education of the Mme Curie: relationship between science and education amid debate about the French education in the late nineteenth century and early twentieth century | eng |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História da Ciência |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sonia Regina Tonetto.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.