REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, João Cesar Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4907246U4por
dc.contributor.advisor1Buitoni, Marisia Margarida Santiago-
dc.date.accessioned2016-04-27T18:15:46Z-
dc.date.available2015-05-21-
dc.date.issued2015-04-24-
dc.identifier.citationAlves, João Cesar Pinheiro. Os Acervos Complementares do PNLD e sua contribuição no ensino da Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/12327-
dc.description.resumoEsta dissertação trata do estudo dos Acervos Complementares publicados pelo MEC em 2009, voltados para área de geografia. Esta coleção constitui-se de obras literárias distribuídas a todas as escolas públicas, direcionadas ao CICLO I, do Ensino Fundamental. São obras que têm por objetivo oferecer apoio aos docentes em sua atividade didática. Analisaremos as obras literárias direcionadas aos conhecimentos geográficos, especificamente voltadas para moradia e mobilidade urbana. Nos deteremos também nas Orientações Curriculares, publicadas pela Secretaria da Educação da Cidade de São Paulo, com orientações metodológicas e expectativas de aprendizagem voltadas para o CICLO I, em especial a geografia. Além disso, destacamos os autores que discutem o ensino de geografia, principalmente aqueles que tecem comentários ao ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase à discussão do conceito de lugar. As obras são direcionadas a crianças em processo de alfabetização, portanto, que começam a ter contato com os mecanismos de apreensão da língua escrita e da leitura. Com a leitura das obras, acompanharemos o modo como certos conteúdos que dizem respeito à geografia estão representados nas obras escolhidas como corpus deste trabalho e que possam contribuir para a aquisição de conhecimentos fundamentais para o letramento geográficopor
dc.description.abstractThis dissertation deals with the study of the Acervos Complementares (Complementary Collections) published by MEC in 2009, which focus on the field of Geography. This collection consists of literary worksdistributed to all public schools, and are aimed at the CYCLE I, of Fundamental Education. These are worksintended to provide support to teachers in their teaching activity. We will analyze literary works directedto geographical knowledge, specifically related to housing and urban mobility. We will also concentrate onthe Curriculum Guidelines, published by the Department of Education of the City of São Paulo, withmethodological guidelines and learning expectations related to CYCLE I, especially Geography. We alsohighlight, the authors who discuss the teaching of geography, especially those who provide comments oneducation in the early years of primary education, with emphasis on the discussion of the concept ofplace. The works are aimed at children in the literacy process, who begin to have contact with thelanguage mechanisms which have to do with the acquisition of writing and reading skills. With the readingof the works, we will follow the way certain contents relating to Geography are represented in the worksschosen as corpus of this work and which can contribute to the acquisition of fundamental knowledge forgeographic literacyeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25333/Joao%20Cesar%20Pinheiro%20Alves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectLugarpor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectPlaceeng
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleOs Acervos Complementares do PNLD e sua contribuição no ensino da Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Cesar Pinheiro Alves.pdf707,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.