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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12317
Tipo: | Dissertação |
Título: | Geografia e música: leituras geográficas da construção da identidade brasileira através da música |
Autor(es): | Rumi, Sheila Cristina Panigassi Tamburo Ortega |
Primeiro Orientador: | Santos, Douglas |
Resumo: | Este trabalho investiga o papel das artes, mais especificamente da música, na construção da identidade nacional brasileira. Para isso, utiliza-se de dois momentos históricos marcados por profundas transformações no país: o projeto do maestro Heitor Villa-Lobos de implementar o canto orfeônico no currículo escolar nacional sob o governo do presidente Getúlio Vargas (1930 a 1945). Esse projeto de ensino musical nas escolas buscava imbuir os alunos do espírito cívico brasileiro, despertando e construindo a identidade nacional e a noção de pertencimento ao território. No segundo momento, encontramos a Ditadura Militar (1964 a 1985) e o movimento musical Tropicalista que é examinado através das letras irônicas e de dupla conotação de seus compositores, que buscaram denunciar (ao mesmo tempo que são censurados e perseguidos) um Brasil marcado pelas desigualdades sociais, embora o crescimento econômico do país demonstrasse progresso e desenvolvimento através do fortalecimento de sua industrialização. A leitura geográfica é o meio de interpretação e o fio condutor dos acontecimentos |
Abstract: | This paperwork investigates the use of the arts, more specifically, the music, in the construction of the national Brazilian Identity. It does so by tracking two distinguished historical moments known by profound transformations in the country: Heitor Villa-Lobos´s musical Project based on the introduction of orpheon choirs in public schools under the Getúlio Vargas´s leadership (1930 to 1945). This musical project aimed to build an idea of nationalism and the feeling of belonging to the Brazilian territory. The second moment, we have the military dictatorship (1964 to 1985), and the musical style known as Tropicalista examined through ironic lyrics and dubious connotations of its composers, whom aimed to address (considering the censorship of the moment) a Brazilian social and political position of inequality, although the economical scenario presented progress and growth through its industrialization. The geographical interpretations are the guideline for the whole research |
Palavras-chave: | Industrialização Música Arte Estado Novo Tropicalismo Getúlio Vargas Identidade Nacional Urba Geography Industrialization Music Arts Tropicalism National identity Urban |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Sociais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia |
Citação: | Rumi, Sheila Cristina Panigassi Tamburo Ortega. Geografia e música: leituras geográficas da construção da identidade brasileira através da música. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12317 |
Data do documento: | 25-Abr-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Sheila Cristina Panigassi Tamburo Ortega Rumi.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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