Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12259
Tipo: | Dissertação |
Título: | Abordagem fonoaudiológica na equoterapia no atendimento de crianças: com distúrbios de linguagem oral: estudo de casos clínicos |
Autor(es): | Andrade, Daniely Borges de |
Primeiro Orientador: | Cunha, Maria Claudia |
Resumo: | INTRODUÇÃO O homem apresenta um vínculo intenso com animais, os quais potencializam os sentimentos e a socialização humana. Nessa perspectiva, as terapias utilizando animais ganharam destaque no campo da saúde, após a realização de estudos que apontavam para as mudanças benéficas ocorridas no comportamento humano na presença dos mesmos (Dotti, 2005). OBJETIVO Investigar os efeitos da equoterapia no tratamento fonoaudiológico de crianças com distúrbios de linguagem oral. MÉTODO Pesquisa de natureza clínico-qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida na modalidade de estudo de casos clínicos. As normas éticas estabelecidas para estudos com seres vivos foram obedecidas. Casuística: Letícia, 4;8 anos, sexo feminino e Gabriel, 5;2 anos, sexo masculino ambos com distúrbio de linguagem oral. Procedimento avaliação fonoaudiológica nos parâmetros propostos pelo Protocolo de Observação Comportamental (PROC), pré e pós processo terapêutico, o qual foi conduzido utilizando-se, além das técnicas convencionais, o cavalo como dispositivo de intervenção. RESULTADOS A presença do cavalo favoreceu a atividade dialógica das duas criança, gestualidade, expressão de sentimentos e afetividade. CONCLUSÃO A hipótese do cavalo funcionar como dispositivo terapêutico facilitador para as intervenções fonoaudiológicas com pacientes com distúrbio de linguagem oral foi confirmada nos dois casos estudados. Sugere-se que sejam desenvolvidos estudos fonoaudiológicos sobre o tema, em diferentes quadros clínicos e com ênfase no desenvolvimento da comunicação humana |
Abstract: | INTRODUCTION The man has a strong bond with animals, which potentiate the feelings and human socialization. Therapy using animals gained prominence in the health field, after completion of studies pointed to the beneficial changes occurred in human behavior in their presence (Dotti, 2005). OBJECTIVE investigate the effects of therapeutic riding in speech therapy of children with oral language disorders. METHOD Clinical-quality research, exploratory, developed in study of clinical cases mode. The ethical standarts for research with humans and animals were obeyed. Casuistry Letícia, 4;8 years old, female and Gabriel 5;2 years old, male with both oral language disorders. Procedure Assessment proposed by Protocolo de Observação Comportamental (PROC), before and after the therapeutic process and conventional techniques used in therapeutic riding. RESULTS Therapeutic Riding favored dialogical activities, gestures, expression of feelings and affection of the patients. CONCLUSION Therapeutic Riding was facilitator for the development of oral language of the two cases studied. It is suggested that the Speech Therapy developed more studies about this theme, in different clinical conditions with emphasis on the development of human communication |
Palavras-chave: | Linguagem Fonoterapia Animais Estudo de casos Language Speech therapy Animals Case studies Disturbios de linguagem nas criancas Equoterapia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Fonoaudiologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia |
Citação: | Andrade, Daniely Borges de. Abordagem fonoaudiológica na equoterapia no atendimento de crianças: com distúrbios de linguagem oral: estudo de casos clínicos. 2010. 80 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12259 |
Data do documento: | 22-Fev-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniely Borges de Andrade.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.