REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
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Tipo: Dissertação
Título: A idéia de variabilidade abordada no 8º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The idea of variability approached in the 8th year of secondary school
Autor(es): Garcia, Fernanda de Mello
Primeiro Orientador: Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais, publicados em 1997, inserem, pela primeira vez no currículo da Escola Básica, um Bloco de conteúdos denominado Tratamento da Informação , contendo assuntos relacionados a Estatística, a Probabilidade e a Análise Combinatória. Surge assim a necessidade dos professores de Matemática trabalhar com esses novos conteúdos. Pesquisas atuais indicam o pouco conhecimento dos professores sobre esse tema, uma vez que em sua formação inicial não o estudaram, ou fizeram-no em uma abordagem tecnicista. Neste trabalho, buscamos responder a seguinte questão: Quais os significados atribuídos por alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, para a variabilidade quando trabalhada num contexto escolar em aulas de Matemática? Que contribuições há na compreensão de conteúdos Estatísticos quando os alunos os apreendem em um enfoque exploratório, com uso das medidas separatrizes e com foco na variabilidade? Para isso, elaboramos e aplicamos uma seqüência didática que abordou a idéia de variabilidade pelo uso das medidas separatrizes. Nossos sujeitos de pesquisa foram alunos do 8º ano do atual Ensino Fundamental de 9 anos. Pudemos observar que os alunos envolvidos atribuíram significados à variação dos dados, aos valores observados na determinação das medidas. Observou-se também a necessidade de mais atividades específicas que trabalhem a compreensão do gráfico Box-plot, associando-o a outras representações gráficas
Abstract: The National Curricular Parameters, published in 1997, introduce for the first time in the primary and secondary school curriculum a set of concepts named Information Handling , with issues regarding to statistic, probability, and combining analyses. Hereby, springs the need for mathematic teachers working with these new concepts. Current researches reveal the little knowledge teachers hold on the subject, since in their initial graduation they didn t study these new concepts or if they did, it was with a very technical approach. This work seeks to answer the following question: What are the meanings attributed by 8th year students from secondary school to the variability when worked in a schooling context of mathematic classes? What are the contributions to the understanding of the statistic s content when the learning takes place in an exploratory way, making use of the separatrix measures and focusing in the variability? For that, we elaborated and applied a sequence of didactics that approached the idea of variability by using the separatrix measures. Our objects of research were 8th year students from the 9 year length current primary/secondary school. We noticed that the involved students were able to attribute meaning to the data variation, to the values observed in the determination of measures. It was also noticed the need for more specific activities that develop the graphic Box-plot comprehension associated with other graphic representations
Palavras-chave: Análise exploratória de dados
Variabilidade
Medidas separatrizes
Exploratory analyses of date
Variability
Separatrix measures
Estatistica -- Estudo e ensino
Matematica (Elementar)
Matematica -- Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Garcia, Fernanda de Mello. The idea of variability approached in the 8th year of secondary school. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11339
Data do documento: 23-Out-2008
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