Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11252
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma seqüência de ensino para o estudo das propriedades dos polígonos via pavimentação |
Autor(es): | Santos, Amarildo Aparecido dos |
Primeiro Orientador: | Bongiovanni, Vincenzo |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é investigar o envolvimento de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental no estudo das propriedades dos polígonos a partir de pavimentação no plano. Refletindo sobre este objetivo surgiu a questão de pesquisa: Em que medida um trabalho de exploração com as pavimentações no plano favorece o estudo das propriedades dos polígonos?, criamos, então, uma seqüência de atividades, utilizando alguns elementos da metodologia de pesquisa denominada engenharia didática. A seqüência foi dividida em três blocos. O primeiro sobre o reconhecimento dos polígonos via manipulação de material concreto; o segundo com o uso do software Cabri Géomètre e o terceiro bloco no ambiente papel e lápis. A pesquisa foi amparada pelos pressupostos teóricos de Parzysz sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico; pelas idéias de Machado, que sugere para a construção do pensamento geométrico a articulação entre quatro processos: percepção, construção, representação e concepção; pela teoria dos campos conceituais proposta por Vergnaud. A análise dos resultados obtidos na aplicação da seqüência mostrou que o trabalho realizado pelos alunos nos blocos I e II foi insuficiente para que os alunos atingissem a etapa de validações dedutivas, mas foi importante por solidificar conceitos, tais como o conceito de pavimentação e o conceito de polígono regular |
Palavras-chave: | Pavimentações no plano Geometria dinâmica Polygons Pavings in the plan Dynamic geometry Matematica (Elementar) Matematica -- Estudo e ensino Poligonos Geometria plana |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Santos, Amarildo Aparecido dos. Uma seqüência de ensino para o estudo das propriedades dos polígonos via pavimentação. 2007. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11252 |
Data do documento: | 23-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amarildo Aparecido dos Santos.pdf | 6,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.