REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11240
Tipo: Dissertação
Título: Identificando sinalizações referentes às expectativas de aprendizagem sobre geometria, ao término da educação básica
Autor(es): Silva, Benedito Cardoso da
Primeiro Orientador: Pires, Celia Maria Carolino
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as sinalizações referentes às expectativas de aprendizagem sobre Geometria, ao término da Educação Básica, pretendendo assim contribuir para a reflexão sobre o ensino de Geometria ao final dessa etapa da escolarização. Coteja as orientações de novas propostas curriculares, as questões de alguns vestibulares do Estado de São Paulo e do Exame Nacional do Ensino Médio ENEM, que, como sabemos, são orientadores dos projetos de ensino nas escolas de nível médio. Busca investigar como se caracterizam as propostas para o ensino de Geometria, na Educação Básica, quais as sinalizações dos exames vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio e que conhecimentos geométricos os exames vestibulares e o ENEM estão priorizando, identificando possíveis conseqüências disso para o ensino de Geometria ao longo da Educação Básica. Utiliza pesquisa bibliográfica e documental e um estudo de questões dessas avaliações, nas edições de 2001 a 2003, destacando os aspectos mais valorizados. Dentre os principais resultados mostra que os exames vestibulares se organizam ao redor de um conjunto restrito de conteúdos e de habilidades, explorando muito pouco as situações contextualizadas ou interdisciplinares que, no entanto, são a maior característica das questões propostas pelo ENEM. Desse modo, revela-se uma forte incoerência entre as expectativas de aprendizagem sobre Geometria, ao término da Educação Básica, levando em conta as sinalizações analisadas
Abstract: This current paper aims at investigating issues concerning the expectations of Geometry learners after they go through the four years of High School. Thus, its intention is to contribute with the general reflections on the teaching of Geometry throughout that same period. It also tries to approach new curriculum contents (proposals) and their trend, and analyses the questions (tests) proposed in some vestibulares ( College Admission Tests) in the State of São Paulo and in the National Testing System for High Schools (Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM).These two major Testing Systems, as we know, are determining factors to define projects for Geometry teaching in High School. This paper also seeks to investigate the characteristics that shape the proposals for Geometry teaching at Elementary School, the directions that vestibulares and ENEM are moving towards and which areas of Geometry have been mostly tested.Our purpose is to examine possible consequences that these recent trends may have on the teaching of Geometry throughout Elementary School. This paper makes use of bibliography and documentation research to offer an evaluation of the most frequent questions (tests) that were presented by ENEM and vestibulares in their 2001-2003 issues. The main results of our study show that vestibulares tend to focus on a limited group of contents and abilities, giving little attention to contextual and interdisciplinary situations, which, nevertheless, are the main characteristic of the tests proposed by ENEM. Therefore, taking into account the trends analyzed, we conclude that the vestibulares fail to meet the expectations of Geometry learners at the end of High School
Palavras-chave: Geometry
Primary education
Valuable knowledge
Educacao matematica
Educacao basica
Matematica: Educacao Matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Geometria
Saberes valorizados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Silva, Benedito Cardoso da. Identificando sinalizações referentes às expectativas de aprendizagem sobre geometria, ao término da educação básica. 2004. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11240
Data do documento: 5-Ago-2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
benedito silva.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.