Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11183
Tipo: | Dissertação |
Título: | Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos |
Autor(es): | Pires, Inara Martins Passos |
Primeiro Orientador: | Valente, Wagner Rodrigues |
Resumo: | Esta pesquisa analisa como se desenvolveu a disciplina escolar Matemática nos primeiros anos de sua criação, a partir da chamada Reforma Francisco Campos, de 1931. Lançando mão de teóricos como André Chervel e Roger Chartier, dentre outros, o trabalho busca responder à questão: Como os livros didáticos escritos a partir da Reforma organizaram e estabilizaram a nova disciplina, Matemática, criada a partir da fusão da Aritmética, da Álgebra e da Geometria. A resposta à questão aponta para uma apropriação do texto oficial, que revela a nós incorporações do projeto de reestruturar globalmente o ensino da Matemática a partir do método heurístico |
Abstract: | This study analyses how Mathematics, as a school subject, developed itself within the first years of its creation, from the so-called Francisco Campos Reform, in 1931. Based on the ideas of academics such as André Chervel and Roger Chartier, among others, the study intends to answer the following question: How Brazilian school books, which have been written after the Francisco Campos Reform, organized and stabilized the Mathematics as a subject, which was created from the fusion of Arithmetic, Algebra, and Geometry. The answer to such a question points towards the appropriation of the official text, which reveals to us incorporations of the project of globally restructuring the teaching of Mathematics from the heuristic method |
Palavras-chave: | Reforma Francisco Campos Euclides Roxo Vulgata apropriação e método heurístico Francisco Campos Reform Euclides Roxo Vulgata Appropriation and heuristic method Livros didaticos Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Pires, Inara Martins Passos. Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11183 |
Data do documento: | 5-Nov-2004 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_inara_martins_pires.pdf | 11,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.