REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11098
Tipo: Dissertação
Título: Análise da Dialética Ferramenta-Objeto na construção do conceito de Função
Autor(es): Martins, Lourival Pereira
Primeiro Orientador: Ag Almouloud, Saddo
Resumo: Este trabalho parte da constatação das dificuldades apresentadas pelos alunos na utilização do conceito de função como ferramenta na resolução de problema. Nele procuramos confirmar a validade de uma estratégia de ensino baseada na dialética ferramenta objeto que crie as condições para a introdução deste conceito a partir de conhecimentos que os alunos já possuem. Com este objetivo, desenvolvemos e aplicamos uma seqüência didática baseada em situações problema para alunos da oitava Série do Ensino Fundamental, série em que esse conceito é normalmente introduzido no nosso sistema de ensino. Para fundamentar a elaboração dessa seqüência desenvolvemos um estudo sobre: Os mecanismos utilizados pelo indivíduo para a manipulação dos objetos matemáticos procurando compreender quais as estratégias envolvidas nessa manipulação e como se dá a apropriação desse conhecimento; a forma com que esse conceito deva ser trabalhado com nossos alunos, segundo a visão dos documentos oficiais, e a maneira com que é tratado em algumas coleções de livros didáticos; como se deu o desenvolvimento histórico do conhecimento matemático que permitiu a formulação desse conceito, quais as idéias envolvidas nessa formulação. A seqüência elaborada é apresentada e analisada no quarto capítulo desta dissertação. Essa análise se dá em duas etapas: uma antes de sua aplicação, análise a prióri, procurando compreender o funcionamento de cada atividade, quais os conhecimentos necessários para a sua realização e quais os objetivos que desejamos atingir; uma segunda análise é realizada após a aplicação da atividade, análise a posteriori. Nela descrevemos como foi o desenvolvimento, quais as dificuldades apresentadas pelos alunos e quais os objetivos atingidos. Por fim, no quinto capítulo, desenvolvemos uma análise geral buscando responder as questões de pesquisa formulada tomando como base as análises realizadas no capítulo anterio
Abstract: This work starts from the verification of the difficulties presented by the students in the use of the function concept as tool in the problem resolution. We tried to confirm the validity of a teaching strategy based in the dialectics tool-object that creates the conditions for the introduction of that concept starting from knowledge that the students already possess. With that I aim at, we developed and we applied a didactic sequence based in situations-problem for students of the eighth grade of the Elementary School grade in that concept it is usually introduced in our education system. To base the elaboration of that sequence we developed a study about: the mechanisms used by the individual for objects mathematician's manipulation, trying to understand which strategies involved in that manipulation and how is the appropriation of that knowledge; the form with that that concept should be worked with our students, according to the vision of official documents, and the way with this concept is treated in some collections of text books; how was the historical development of the mathematical knowledge that allowed the formulation of that concept, which the ideas involved in that formulation. The elaborated sequence is presented and analyzed in the fourth chapter of that dissertation. That analysis occurs in two stages, one before the sequence application, analysis a priori, trying to understand the operation of each activity, which the necessary knowledge for the accomplishment and which objectives that we wanted to reach. The second analysis is accomplished after the application of the activity, analysis the posteriori. In this part we described how the development was, which the difficulties presented by the students and which the reached objectives. Finally, in the fifth chapter, we developed a general analysis looking for answer the subjects of formulated research, taking as base them analysis accomplished in the previous chapter
Palavras-chave: função
dialética ferramenta objeto
construção de conceito
function
dialectics tool - object
concept construction
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Martins, Lourival Pereira. Análise da Dialética Ferramenta-Objeto na construção do conceito de Função. 2006. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11098
Data do documento: 30-Out-2006
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lourival Pereira Martins.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.