Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11064
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Design colaborativo de uma ferramenta para representação de gráfico por aprendizes sem acuidade visual |
Título(s) alternativo(s): | The collaborative design of yhe an instrument to the graphic representation by students without ssight Aacuity |
Autor(es): | Ferreira, Guilherme Lazarini |
Primeiro Orientador: | Healy, Siobhan Victoria |
Resumo: | Este trabalho insere-se em duas linhas de pesquisa inclusão de alunos com necessidades especiais na escola regular e o uso de ferramentas na construção de conhecimento Matemática O estudo desenvolveu-se com alunos do Ensino Fundamental e Médio e tem como ponto de partida a posição de Vygotsky referente ao processo de mediação e a importância da inclusão de alunos nas escolas regulares e conseqüentemente na sociedade em que se vive A metodologia abordou duas fazes experimentação individual cujo centro da pesquisa era o aluno com necessidades especiais e em outro momento este mesmo aluno porém inserido coletivamente em seu ambiente escolar realizando atividades com seus colegas de sala O estudo possibilitou investigar as dificuldades apresentadas por alunos videntes são semelhantes às apresentadas por alunos sem acuidade visual com relação às dificuldades conceituais e compreensão frente a diversas atividades aplicadas O aluno conseguiu utilizar a ferramenta proposta como um instrumento que mediou seu melhor entendimento com relação à representação gráfica de função de primeiro grau |
Abstract: | This study is inserted in two lines of research inclusion of students with special needs in a regular school and the use of tools in the construction of Mathematics knowledge The study was developed with High School and Elementary school students and its starting point is the Vygotsky position which refers to the process of mediation and the importance of the inclusion of students with special needs in regular schools and subsequently, in the society he/she lives in The methodology approached two phases individual experimentation whose center of research was the student with special needs and in another moment this same student now inserted collectively in his/her school environment performing activities with his/her classmates The study enabled to investigate the difficulties presented by the students with normal sight are the same difficulties presented by students without sight acuity in relation to conceptual difficulties and understanding related to the many activities applied The student could use the proposed tool as an instrument that mediated his/her better understanding in relation to the graphic representation of a function of the first degree |
Palavras-chave: | Necessidades especiais Special needs sight deficiency function of the first degree mediation inclusion mathematics education Matematica -- Estudo e ensino Inclusao em educacao Educacao especial Deficiecias visual Funcao de primeiros Inclusao Educacao matematica Matematica -- Estudo ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Ferreira, Guilherme Lazarini. O Design colaborativo de uma ferramenta para representação de gráfico por aprendizes sem acuidade visual. 2006. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11064 |
Data do documento: | 25-Mai-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_guilherme_lazarini_ferreira.pdf Restricted Access | 14,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.