REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11061
Tipo: Dissertação
Título: Da álgebra à enfermagem: um caminho de mão dupla
Título(s) alternativo(s): From algebra to nursing two side way
Autor(es): Xavier, Cícera Maria dos Santos
Primeiro Orientador: Bianchini, Barbara Lutaif
Resumo: A relevância deste estudo centra-se nas questões concernentes à possibilidade de se aprofundar as discussões e reflexões sobre a utilização de situações-problema, que envolvam os conceitos de Razão e Proporção, criadas e elaboradas a partir da observação da prática do profissional de enfermagem, que podem ser utilizadas na formação dos alunos do curso técnico, bem como na possibilidade de estendê-las ao ensino fundamental, contribuindo para que a Matemática praticada na escola estimule a investigação e a reflexão, tornando a aprendizagem desta disciplina mais significativa. Trata-se de uma abordagem qualitativa e optei por utilizar, como metodologia, a entrevista não-diretiva, análise documental e observação participante. Com base nos dados, criei quatro situações-problema, e uma delas foi aplicada tanto para uma aluna iniciante quanto para uma profissional atuante na área, permitindo comparar os resultados. Os resultados da aplicação foram analisados sob o ponto de vista da Teoria dos Campos Conceituais e alguns aspectos da Teoria Social do Aprendizado e da Teoria da Atividade. Os resultados revelaram que a teoria não fornece acesso à prática e o contrário também não acontece. Entretanto é possível elaborar-se problemas significativos abordando o tema transversal saúde, aproximando a Matemática e suas aplicações do contexto da enfermagem. Mostrou-se necessário uma organização tanto do ensino fundamental quanto do curso técnico de enfermagem na abordagem dos conceitos matemáticos, minimizando a dicotomia entre teoria e prática, dando sentido e interpretação ao contexto em que esses conceitos são aplicados
Abstract: The relevance of this research is base don the issues related to the possibility of deepening into discussions and reflections on how to use the problem-situations which involve the proportion and reason concepts and they were arisen and elaborated from observations of nursing-professional practice that may be applied to technical course student graduation as well in elementary school course: in order to stimulate the practice in mathematics through investigation and reflection and would turn the learning into a more meaningful matter. This research is concerned with a qualitative approach and I have chosen, as methodology: non-directed interviews, analysis of the documents and participant s observations. Based on the data, I have built up four problem-situations and one of them was applied, not only to a beginner student; but also to one who had been carrying out the nursing profession, making possible the result comparisons. The application results were observed in terms of Conceptual Field Theories, some aspects of Learning Social Theory and Activity Theory. They revealed that the theory does not provide access to the practice and neither does the opposite. In spite of this, it is possible to elaborate meaningful problems which approach the health transverse theme and come the mathematics near to its nursing context applications. It was shown that it was necessary to organize not only the elementary school but also the nursing technical course, concerning concepts of mathematics, so that the dichotomy between theory and practice may be lessened; making sense and giving interpretation of the context where these concepts are applied
Palavras-chave: Álgebra
Enfermagem
administração de medicamentos
Algebra
Elementary school
Nursing
Problem-situation
Proportion and Reason
Medicine Administration
Aritmetica farmaceutica
Matematica -- Estudo e ensino
Enfermagem -- Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Xavier, Cícera Maria dos Santos. From algebra to nursing two side way. 2006. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11061
Data do documento: 25-Mai-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_cicera_maria_dos_santos_xavier.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.